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Febre amarela01/02/2018 | 15h45

Caxias está com a emissão do certificado de vacinação suspenso desde setembro passado

Com isso, caxienses precisam ir até Porto Alegre para requerer o documento

Caxias está com a emissão do certificado de vacinação suspenso desde setembro passado Roni Rigon/Agencia RBS
Serviço que iniciou no município em 2012 está suspenso desde setembro de 2017 Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Nos últimos dias, as filas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, se intensificaram em frente ao posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A média de espera chegava a três horas na tarde de quarta-feira. A procura pelo documento que atesta a imunização contra a febre amarela em outros países é intensa nesses primeiros meses do ano.

Os caxienses, agora, também precisam enfrentar essa fila. Desde setembro do ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro de Saúde de Caxias do Sul não está fazendo a emissão do certificado internacional de vacinação, que também atesta se a pessoa está imunizada contra a febre amarela, devido a problemas no equipamento de impressão.

Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a Anvisa também solicitou a Caxias do Sul a devolução da CPU usada para este fim, alegando estar sendo usada em local que não pertence à área de abrangência da Anvisa. O município cedia um servidor, deslocado da Vigilância Ambiental ou da Sala de Vacinas, exclusivamente para realizar a emissão do documento.

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A Secretaria Municipal de Saúde salienta que certificado é de responsabilidade da Anvisa. Caxias do Sul era, até então, o único município do país, exceto capitais, a disponibilizar o serviço, que iniciou em junho de 2012. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço está temporariamente suspenso e não há previsão de normalização.

A unidade da Anvisa no aeroporto Salgado Filho opera das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A partir desta quinta-feira, o atendimento passou a ser com hora marcada, através de agendamento pelo site da Anvisa. Mas quem tem viagem marcada e não conseguir horário a tempo do embarque, a recomendação é procurar uma unidade da agência levando o comprovante das passagens aéreas com a data da viagem.

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