32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria atrai 280 mil visitantes - Geral - Pioneiro
 

Tradição04/02/2018 | 20h06Atualizada em 04/02/2018 | 20h47

32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria atrai 280 mil visitantes

Tradicional festa campeira contou com cerca de 11 mil competidores

32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria atrai 280 mil visitantes Anelise Donazzolo/divulgação
Com aproximadamente 7,3 mil concorrentes, provas de laço viraram a madrugada durante a semana Foto: Anelise Donazzolo / divulgação

Não é apenas pelo público estimado em cerca de 280 mil visitantes que o 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria surpreende. Aberto no dia 27 de janeiro e encerrando-se neste domingo, um dos mais consolidados encontros da tradição gaúcha também chama atenção pelos números superlativos que evidenciam o prestígio do evento entre os que apreciam a cultura do Rio Grande do Sul.

Leia mais:
Rodeio Internacional de Vacaria aguarda 300 mil visitantes em nove dias de festa
Homem é preso por porte ilegal de arma no Rodeio Internacional de Vacaria

Durante nove dias de rodeio, cerca de mil acampamentos foram montados nos 72 hectares do Parque Nicanor Kramer da Luz. As provas artísticas e campeiras atraíram, respectivamente, aproximadamente 3,5 mil e 7,5 mil competidores. Apenas na competição de laço, foram 7,3 mil concorrentes. Com um número tão grande de laçadores, os tiros invadiram a madrugada e prosseguiram ininterruptamente da manhã de domingo, dia 28 de janeiro, à manhã da última quinta-feira, e da manhã de sexta-feira à manhã deste domingo. No total, foram realizadas 30 mil armadas. As gineteadas, por sua vez, foram disputadas por 114 ginetes.

Conforme Clodoaldo Rezende, patrão da invernada campeira do CTG Porteira do Rio Grande, entidade organizadora do evento, esta foi a edição que reuniu competidores de mais Estados. Além do Rio Grande do Sul, o 32º Rodeio Internacional de Vacaria contou com participantes de  Santa Catarina, Paraná,  São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pará.

— Foi um sucesso. São números que por si só já falam do tamanho da festa. Nosso objetivo, desde o início, sempre foi fazer um rodeio sustentável, e acho que que conseguimos. A tendência é o rodeio crescer a cada ano que passa — comemora Rezende.

Os nomes dos vencedores de cada categoria ainda não haviam sido anunciados até o fechamento desta edição. A premiação total gira em torno de R$ 500 mil.

Em 2016, a 31ª edição do rodeio reuniu cerca de 290 mil participantes em 11 dias de festa.

NÚMEROS
:: Público: cerca de 280 mil pessoas.
:: Estados participantes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná,  São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pará.
:: Competidores na artística: cerca de 3,5 mil.
:: Competidores na campeira: cerca de 7,5 mil, sendo 7,3 mil apenas nas provas de laço.
:: Aproximadamente 30 mil armadas.
:: Área do parque: 72 hectares (em torno de mil acampamentos).
:: Premiação: cerca de R$ 500 mil.

Leia também:
Caxias empata com São José-PoA e mantém a liderança
Palestra gratuita sobre primeiro emprego na QI de Caxias
Adolescentes que morreram afogados em Caxias eram do bairro Primeiro de Maio
Venda de uvas segue até abril na Praça Dante Alighieri, em Caxias
Postos de saúde de Caxias começarão a trabalhar com novo sistema informatizado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros