Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, sedia ordenação de bispo no sábado - Geral - Pioneiro

Religiosidade12/01/2018 | 09h00Atualizada em 12/01/2018 | 09h24

Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, sedia ordenação de bispo no sábado

Dom Jailton de Oliveira Lino atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia

Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, sedia ordenação de bispo no sábado Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Quem visitar o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, neste sábado, verá um padre bastante conhecido na região tornar-se bispo. Jailton de Oliveira Lino, 52 anos, é ligado à Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu. Pelo menos 2 mil pessoas, vindas de oito Estados e de cinco países diferentes, desembarcarão no Santuário para assistir à celebração. A partir do sábado, o religioso baiano passará a ser chamado de forma diferente: Dom Jailton, bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas.

— Eu nunca sonhei nem almejei ser bispo, então encarei com muita surpresa — confessa o sacerdote.

A decisão do Papa Francisco em nomeá-lo como bispo foi anunciada em 15 de novembro, quando Jailton atuava como ecônomo provincial em Porto Alegre. Antes disso, ele trabalhou por anos no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, onde chegou ao posto de diretor. Após, mesmo sendo transferido a Porto Alegre, nunca deixou de visitar a Serra semanalmente. Por isso, elegeu o templo de Farroupilha para sua ordenação na Serra — haverá ainda outra celebração em fevereiro em Teixeira de Freitas. 

— Me considero um padre gaúcho, porque deixo aqui muitas amizades e muito afeto. O que me conforta é saber que hoje é possível tomar café da manhã na Bahia e almoçar no Rio Grande do Sul, graças ao avião — brinca.

Nascido em janeiro de 1965, em Feira de Santana, Jailton é formado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Psicologia. Por isso, é um homem de ouvidos ao povo, como gosta de ser descrito. Por acreditar ter na escuta sua principal virtude, chegou a atender a comunidade como psicólogo em Farroupilha. Tem especial apreço por terapias de casais e jovens, já que cursou especialização para estes nichos.

QUEM É O NOVO BISPO

:: Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA).

:: É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Unisinos, em Porto Alegre.

::  Foi ordenado sacerdote há quase 30 anos em Feira de Santana (BA). Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS). Ele é ligado à Congregação Pobres Servos da Divina Providência.

:: Padre Jailton mora no Rio Grande do Sul há 17 anos, e atuou por boa parte deste período no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, onde são formados jovens sacerdotes. 

:: Após ordenado, trabalhará na Diocese de Teixeira de Freitas, Bahia.

PROGRAME-SE

:: A cerimônia ocorre neste sábado, às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

:: Haverá telão do lado de fora da igreja, já que são aguardadas milhares de pessoas.

:: A celebração será transmitida pela Rádio Miriam, TV Web Caravaggio (via Facebook ou site) e para outros países pela internet.

Leia também
Mercado e restaurante de Arroio do Sal são parcialmente interditados pelo Ministério Público
Procon autua rede de postos de Caxias por anunciar lanches em placas próximo às bombas 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros