Saiba como aproveitar a programação da vindima nos municípios da Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Colheita da uva11/01/2018 | 10h48Atualizada em 11/01/2018 | 10h54

Saiba como aproveitar a programação da vindima nos municípios da Serra

A colheita da uva é usada por agricultores para alavancar o turismo na região. Confira a programação nas principais cidades

Saiba como aproveitar a programação da vindima nos municípios da Serra Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

É tempo de vindima na Serra. E como o período da colheita da uva se apresenta como um ótima atrativo turístico no primeiro trimestre do ano, agricultores e empreendedores da região têm firmado parcerias para consolidar o período como ponto alto do calendário de eventos. 

Leia mais
Municípios e produtores da Serra apostam na colheita da uva para atrair turistas
Vale dos Vinhedos espera 90 mil visitantes para a vindima

Abaixo, confira a programação organizada por cinco cidades da Serra e saiba como participar dos eventos:

BENTO GONÇALVES

:: A maior programação turística da região fica por conta do Tempos de Vindima, em Bento Gonçalves. A programação vem ocorrendo em todos os distritos do município desde o dia 6 de janeiro e prossegue até março.
:: Vinícolas como a Cristofoli, de Faria Lemos, promove o Entardecer de Vindima, em que é possível celebrar a colheita da uva ao entardecer. Além de conhecer a família Cristofoli, colher uvas e fazer a pisa, há passeio de trator e encerramento com jantar no jardim. Informações pelo e-mail cristofoli@vinhoscristofoli.com.br.
:: No dia 10 de fevereiro, ocorre a 4ª edição da Festa da Cuccagna. Degustação de salames, pisa da uva, sabragem, merendin, vinhos, suco de uva em um happy hour para lá de especial. A programação ocorre na capela Nossa Senhora da Glória, na comunidade de 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos. Informações pelo telefone (54) 99142-7711.
:: No dia 17 de março, ocorre o festival Sabores da Vindima, na vinícola Salton, em Tuiuty. A entrada é grátis. Haverá degustação de vinhos, espumantes, sucos, comida típica italiana, artesanato, música e exposições.
:: O Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, oferece a Festa da Colheita durante todo o período. Há almoço típico, colheita e pisa das uvas. Informações pelo telefone (54) 2102-7200.
:: Piqueniques em meio aos parreirais também são atrativo confirmado em Bento Gonçalves. A vinícola Larentis, do Vale dos Vinhedos, oferece a atividade aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Informações pelo telefone (54) 3453-6469.
:: Uma caminhada com saída na Igreja do Vinho, passando por paisagens do Vale, cantinas centenárias e capitéis, é a proposta do Passeio Cultural Ricordi D’Italia. Informações pelo (54) 99142-7711.

CAXIAS DO SUL

:: O município prepara a 10ª edição da Festa Oficial de Abertura da Colheita. Ela ocorre dia 28 de janeiro com missa, solenidade e almoço.
:: As atividades ocorrerão na comunidade de São Luiz da 9ª Légua. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

FLORES DA CUNHA

:: A programação do É Tempo de Vindima 2018 começa em Flores da Cunha a partir do dia 18 de janeiro. A abertura será na propriedade rural Fernandes Muraro, na comunidade Capela Nossa Senhora do Carmo.
:: A programação segue até 25 de março com atividades como cursos de degustação, visitas a vinícolas e aos parreirais, passeio de carretão e degustação de comida típica.
:: No dia 26 de janeiro, haverá programação especial na Praça Nova Trento. Das 18h30min às 22h, é possível conferir show de Jean Branndão, além de comida de rua, espumantes, vinhos, suco de uva e uva in natura.
:: Um curso básico de degustação de espumantes será oferecido de forma gratuita no dia 23 de fevereiro, na Casa Gazzaro (Rua Uva Itália, 1825, no distrito de Otávio Rocha). Mais informações pelo telefone (54) 3292-4455.

GARIBALDI

:: Garibaldi celebra o Veraneio da Vindima até o dia 19 de março. A abertura ocorre dia 19 de janeiro na propriedade da família Vaccaro, na Estrada do Sabor.
:: São esperados ao menos 50 mil visitantes neste período. Entre as atrações, há a Festa da Vindima, que reúne cerca de 1,2 mil pessoas em uma comemoração comunitária no distrito de Marcorama, no dia 4 de fevereiro.
:: Também haverá a Maratona do Vinho, no dia 11 de fevereiro. Uma feira de verão com gastronomia, cervejas artesanais, espumantes, produtos orgânicos (um dos pontos fortes de Garibaldi) e outros atrativos ocorrerá dia 17 de fevereiro, na praça da Igreja Matriz.
:: A vinícola Peterlongo e a Cooperativa Vinícola Garibaldi também oferecem programação diferente, com degustações e cursos de harmonização.

NOVA ROMA DO SUL

:: O município promove durante os dias 26, 27 e 28 de janeiro a 13ª edição da festa La Prima Vendemmia, que comemora a colheita da uva.
:: O evento ocorre no Centro de Esporte e Lazer de Nova Roma do Sul e terá shows, filó, jogos coloniais, feira de negócios e artesanato.
:: Há opções de passeios com valores que vão de R$ 10 a R$ 26. Entre eles, passeio de carretão, visita a agroindústrias, passeio turístico com café colonial, entre outras opções.
:: Os ingressos podem ser adquiridos no local do evento. Agendamentos para grupos podem ser feitos pelo e-mail turismo@novaromadosul.rs.gov.br.

Leia também
Falta de frio antecipa colheita da uva na Serra Gaúcha
Tecnologia começa a chegar aos parreirais da Serra
Governo Federal mantém preço mínimo da uva para a safra 2017/2018

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros