Rota do Sol terá interrupções de trânsito nesta semana - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Durante 30 minutos08/01/2018 | 11h54Atualizada em 08/01/2018 | 11h54

Rota do Sol terá interrupções de trânsito nesta semana

Bloqueios ocorrem para estudos ambientais na região entre Itati e Terra de Areia

Rota do Sol terá interrupções de trânsito nesta semana Daer/Divulgação
Foto: Daer / Divulgação

A Rota do Sol sofrerá interrupção de trânsito entre esta segunda-feira e o próximo domingo na região de Itati e Terra de Areia. Os bloqueios são para a realização de estudos ambientais.

De acordo com o Daer, serão realizadas quatro interrupções por dia, com duração aproximada de 30 minutos cada. O trabalho será entre 6h30min e 9h e das 17h30min às 20h. O bloqueio é necessário porque os pesquisadores precisam caminhar sobre a rodovia durante os estudos.

O levantamento já foi realizado entre os dias 13 e 19 de dezembro, e podem ocorrer outros ao longo do mês. Policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) auxiliam as equipes.

O trabalho consiste no monitoramento da fauna nativa, com estudo dos índices de atropelamento de animais silvestres. Nessa região, a estrada é cercada pela Reserva Biológica Mata Paludosa, uma unidade de conservação estadual onde vivem espécies típicas.

A intenção é identificar exatamente quais espécies vivem na área e qual o comportamento delas. Com o resultado, serão implantadas medidas para eliminar ou atenuar mortes dos animais por atropelamento. As ações podem ir desde a colocação de sinalização e redutores de velocidade à criação de pontos de travessia aérea ou subterrânea de animais. Os estudos começaram em outubro e estão orçados em R$ 336 mil, com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Leia também
Confira a série sobre os 10 anos da Rota do Sol e relembre as histórias do trajeto mais famoso entre a Serra e o Litoral 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros