Memória: trajetória da família Nascimento no Brasil - Geral - Pioneiro

História12/01/2018 | 15h11Atualizada em 12/01/2018 | 15h11

Memória: trajetória da família Nascimento no Brasil

Em 2018, a família Nascimento promove o seu 3º encontro neste domingo

Memória: trajetória da família Nascimento no Brasil Acervo pessoal família Nascimento/Divulgação
Foto: Acervo pessoal família Nascimento / Divulgação

Jacinta Gonçalves do Nascimento nasceu em 28 de março de 1894, na localidade de São Lourenço, mesmo lugar de nascimento de seu futuro marido, Lourenço Mariano, nascido em 17 de agosto de 1899. Após namorarem e casarem, partiram para a localidade de Cerro Largo, na época conhecida como distrito de São Luiz Gonzaga. Foi lá que constituíram família, tendo sete filhos. Destes, permanecem vivos Natalio Nascimento, 86 anos, Cristiana Nascimento, 85, e Isabel da Silva, 82. 

Por volta de 1950, as filhas rumaram para Porto Alegre, em busca de novas oportunidades de trabalho. Quando se instalaram, trouxeram Jacinta e Lourenço consigo. Permaneceu na colônia apenas o filho mais velho, João Messias Gonçalves do Nascimento. Este recebeu de herança da tia paterna Genoveva hectares de terra suficientes para fixar residência e viver da colheita. 

Em 2018, a família Nascimento promove o seu 3ª encontro no dia 14 de janeiro, das 9h às 19h, no Centro de Eventos Caminho da Vitória, em Caxias do Sul
Foto: Acervo pessoal família Nascimento / Divulgação

Os demais tiveram outras atividades, as mulheres como funcionárias públicas e diaristas e os homens na Brigada Militar – Adão como cabo clarinetista e Natalio como 1º oficial da Banda da Brigada Militar. 

Atualmente, permanece em São Luiz Gonzaga um dos filhos de João, Isaías Correa do Nascimento. Os demais netos e netas atuam em várias áreas do conhecimento, como empreendedores, professores e professoras, médicos, enfermeiros, músicos, etc. 

Os pais de Lourenço eram Euzébio José Mariano e Marciana Rosa Nascimento. Os de Jacinta eram Maurício Agostinho de Lira e Emegídia Maria Gonçalves. Todos eram agricultores e viviam da terra, na localidade de Cerro Largo, apesar de serem oriundos de São Lourenço do Sul. Nos últimos três anos, a família teve a ideia de promover encontros para resgatar o que cada pessoa da família guarda na memória, histórias contadas aos pais, mães, avôs e avós da geração atual. 

Rumo ao 3º Encontro 

Em 2018, a família Nascimento promove o seu 3ª encontro no dia 14 de janeiro, das 9h às 19h, no Centro de Eventos Caminho da Vitória, em Caxias do Sul
Foto: Acervo pessoal família Nascimento / Divulgação

Em 2018, a família Nascimento promove o seu 3ª encontro neste domingo, das 9h às 19h, no Centro de Eventos Caminho da Vitória, em Caxias do Sul. A escolha da cidade justifica-se porque nela mora um dos bisnetos de Jacinta e de Lourenço, André Nascimento. Na ocasião, terá mostra artística, exposição de fotografias, roda de conversa, oração de ação de graças e música. Quem desejar mais informações sobre o evento pode entrar em contato com Maria Ester do Nascimento através do fone (51) 9 8923-9956.

Leia também
Beatriz Nicoletti Maggi, rainha da Varig
Ordenação do padre Paulo Venturini em 1995
Os destaques automotivos em 1993
A arte sacra de Michelangelo Zambelli
Caxienses voam há 50 anos para o litoral
Marcus Gravina na Praia da Cal em 1981

Mais
Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória 



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros