Memória: momentos recreativos da Família Nicoletti - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Recordação11/01/2018 | 11h23Atualizada em 11/01/2018 | 11h24

Memória: momentos recreativos da Família Nicoletti

Entre os momentos marcantes, destaca-se o veraneio de 1972

Memória: momentos recreativos da Família Nicoletti Repordução/Agencia RBS
Família Luiz A. Nicoletti gostava de veranear em Torres Foto: Repordução / Agencia RBS

A época de verão propícia a revisão de interessantes e curiosas lembranças de caxienses que veraneavam em Torres. A família de Luis Augusto Nicoletti não deixava passar bons e agradáveis 15 dias na praia. Acompanhado dos filhos Lidia, Lourdes, Luiz Fernandes, Limar e dos netos Luciano e Maria Luiza, o casal Luiza Pagliosa e Luiz Augusto Nicoletti alugavam a casa da amiga Raquel Mattos.

Entre os momentos marcantes, destaca-se  o veraneio de 1972. Na imagem estão Maria Gazola, Antonia Basso, Luiza  Pagliosa, Aquilino Felippi, Generosa Felippi, Lidia Nicoletti Canale, Luiz Augusto e as crianças Ricardo Gazola, Maria Luiza Canale e Luciano Canale.

Conforme Lidia Nicoletti Canale,  70 anos, a praia de Torres era uma lugar bem familiar e com muitos amigos caxienses presentes. Certa vez, a filha Maria Luiza sofreu um incidente no jardim, lesionando a respiração nasal. Encaminhada ao hospital, foi atendida pelo médico caxiense Eduardo Festugato, sendo auxiliado pela  amiga e enfermeira Flavina, que havia atuado no Colégio Chaves Irmãos, em Caxias do Sul.

A partir de 1975, as famílias Nicoletti e Canale começaram veranear na praia de Laguna, em Santa Catarina. Remy Canale e Luiz Augusto encontraram neste local ambiente favorável para as prazerosas pescarias.

Luiz Nicoletti no natal de 1953

 Caxias do Sul, RS, Brasil (10/01/2018). Família Nicoletti. Lidia Nicoletti Canale preserva fotografias e belos relatos da história da família de Luiz Augusto Nicoletti. (Roni Rigon/Pioneiro).
Convivência com o pai marcou a infância de Lidia (E) e LourdesFoto: Repordução / Agencia RBS

Luiz Augusto Nicoletti eternizou o seu natal de 1953 abraçado com  as filhas Lurdes e Lidia. Nesta data, a família Nicoletti residia na rua José Bolf, vizinha do arroio da represa que abastecia Galópolis. Lidia recorda que o lugar era um sonho de tranquilidade.

Os vestidos que vestem as meninas e as bonecas  foram confeccionados pela criativa costureira Irma Vial, profissional que desenvolvia roupas divinas, enfatiza a saudosa Lidia Nicoletti Canale.

Diversão na cascata véu de noiva

 Caxias do Sul, RS, Brasil (10/01/2018). Família Nicoletti. Lidia Nicoletti Canale preserva fotografias e belos relatos da história da família de Luiz Augusto Nicoletti. (Roni Rigon/Pioneiro).
Nicoletti trabalhou na usina hidrelétricaFoto: Repordução / Agencia RBS

A infância de Lidia Nicoletti Canale possui uma convivência associada à diversão no Arroio Pinhal. Lidia conheceu as águas límpidas da Cascata Véu de Noiva na década de 1950, quando era possível banhar-se nas tardes quentes de verão.

Na imagem, percebe-se o casal Luiz Augusto Nicoletti e Luiza Pagliosa com as filhas Lidia (E) e Lourdes.

Nicoletti trabalhou na hidrelétrica instalada junto a cascata. A geradora de energia elétrica atendia o Lanifício São Pedro e as residências de Galópolis.

Aos finais de semana, Luiza Pagliosa levava refeições para o marido. As crianças acompanhavam e aproveitavam para brincar no arroio. Lidia, em tom de brincadeira, diz que era sua piscina particular.

Leia também
Beatriz Nicoletti Maggi, rainha da Varig
Ordenação do padre Paulo Venturini em 1995
Os destaques automotivos em 1993
A arte sacra de Michelangelo Zambelli
Caxienses voam há 50 anos para o litoral
Marcus Gravina na Praia da Cal em 1981

Mais
Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros