Memória: Marcus Gravina na Praia da Cal em 1981 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Litoral04/01/2018 | 13h32Atualizada em 04/01/2018 | 13h32

Memória: Marcus Gravina na Praia da Cal em 1981

Em 1977, integrou um conselho de caxienses reivindicando perante a administração municipal melhorias na Praia da Cal

Memória: Marcus Gravina na Praia da Cal em 1981 reprodução/Agencia RBS
Foto: reprodução / Agencia RBS

O empresário Marcus Gravina possui influência no desenvolvimento turístico de Torres. 

Além de ser um veranista da Praia da Cal, seu comprometimento esteve associado às melhorias do transporte, da comunicação e na efetiva participação para conclusão da Estrada Rota do Sol.

A Praia da Cal representa, para Gravina, um local de muitas alegrias. Ali, conviveu com o sogro Flávio Salomoni e viu seus  filhos crescerem e se divertirem na décadas de 1970 e 1980. 

Admirador das belezas de Torres e preocupado com as questões ambientais, sempre alertou as autoridades para a defesa e a regulamentação do acesso ao Parque da Guarita. 

Em 1977, integrou um conselho de caxienses reivindicando perante a administração municipal melhorias na Praia da Cal.

Entre as lembranças fotográficas de Marcus Gravina, destaca-se um registro memorável com o filho Mauricio, na Praia da Cal, em 1981.

Gravina apresentou dados técnicos da Serra do Pinto

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL  (01/01/2017). Estrada Rota do Sol em 1992. O advogado Marcus Gravina  integrou a comitiva  da CIC de Caxias do Sul que elaborou um vídeo documental para a real situação da Serra do Pinto, em 06 de fevereiro de 1992.  (Roni Rigon/Pioneiro).
Foto: Carla Pauletti / Agencia RBS

Marcus Gravina defendeu uma estrutura rodoviária  sustentável e equilibrada com o meio ambiente. 

Na sua explanação (foto), prefeitos de Terra de Areia, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, bem como de técnicos do Daer e da empreiteira Toniolo, Busnello ouviram referências concretas da realidade. Na época, o trecho asfaltado chegava até Lajeado Grande.

Hoje, 10 anos após a conclusão da estrada, os argumentos de Gravina ainda demonstram coerência. A Rota do Sol é uma das responsáveis na Serra por oferecer belos cenários para os viajantes e fortalecer o turismo litorâneo do Brasil.

Desenvolvimento turístico com harmonia

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL  (01/01/2017). Estrada Rota do Sol em 1992. O advogado Marcus Gravina  integrou a comitiva  da CIC de Caxias do Sul que elaborou um vídeo documental para a real situação da Serra do Pinto, em 06 de fevereiro de 1992.  (Roni Rigon/Pioneiro).
Gravina (E) identificou-se com o potencial turístico da Serra do PintoFoto: Carla Pauletti / Agencia RBS

A competência em Direito permitiu Marcus Gravina apoiar a conclusão da Estrada Rota do Sol com argumentos sólidos e coerentes, sob aspectos jurídicos. No dia 6 de fevereiro de 1992, Gravina integrou a comitiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, que visitou o trecho embargado na Serra do Pinto, Aratinga, no município de São Francisco de Paula.

Na imagem acima, vê-se  Gravina (E) e o então prefeito Mansueto Serafini Filho (C) apreciando o local de indescritível beleza natural. 

O propósito da comitiva da CIC foi de sinalizar soluções para desenvolver o turismo com equilíbrio em meio à natureza da região.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros