Jovens brasileiros que completam 18 anos em 2018 têm até junho para fazer alistamento militar  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Exército29/01/2018 | 09h34Atualizada em 29/01/2018 | 09h56

Jovens brasileiros que completam 18 anos em 2018 têm até junho para fazer alistamento militar 

Em Caxias do Sul, o procedimento pode ser feito online ou diretamente na Junta de Serviço Militar

Jovens brasileiros que completam 18 anos em 2018 têm até junho para fazer alistamento militar  Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Jovens brasileiros do sexo masculino nascidos em 2000 e que, portanto, completam 18 anos até o final de 2018, devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho. O procedimento, que é obrigatório, pode ser realizado no site www.alistamento.eb.mil.br. Moradores de Caxias do Sul também podem se alistar diretamente na Junta de Serviço Militar, que fica no 3º andar do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333 - bairro Exposição).

Os documentos necessários para o alistamento podem ser a carteira de trabalho, a carteira de identidade com CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, acompanhados do comprovante de endereço e também de um endereço de e-mail válido, tanto no site como na Junta. Caso o jovem não possua o documento com foto, deverá providenciar com antecedência ou, no caso de não haver mais tempo hábil, deve levar à Junta Militar a certidão de nascimento e o comprovante de residência. A Junta oferece computadores para os jovens realizarem o alistamento online.

Após o cadastro, o jovem deve responder a um questionário médico e imprimir seu Certificado de Alistamento (CAM). Ele também vai receber um número de registro de alistamento (RA) no CAM e poderá verificar a data da sua apresentação ao Exército diretamente na guia “Serviços ao cidadão/acompanhar alistamento”.

Somente após a passagem pela seleção militar no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), o jovem saberá se foi dispensado ou não e se receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Quem perder o prazo deve ir a uma Junta e pagar uma multa de R$ 4,10 para fazer o alistamento. A Lei do Serviço Militar estabelece que quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter passaporte ou prorrogar a validade do documento, ser empregado em empresas ou exercer cargo público, prestar concursos, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, entre outros impedimentos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3218.6000, ramal 6213.

Leia também:
A partir desta segunda-feira, Jornal do Almoço na Serra será transmitido com  sinal digital
Polícia Civil identifica matadores de facções que disputam o tráfico em Caxias
Famílias devem ser despejadas de loteamento irregular, em Caxias do Sul 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros