Frei Jaime: se custa sua paz, é caro demais - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião04/01/2018 | 08h33

Frei Jaime: se custa sua paz, é caro demais

Tem algo que não pode ser mensurado o seu valor, foge das regras econômicas e financeiras: a paz

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

O mundo segue movimentos que se alternam. Nada é definitivo, formatos diversos vão construindo uma história, que vai polarizando e priorizando interesses, que nem sempre garantem o bem comum. A ideologia do capital se alicerça no materialismo: as coisas passam a ter um valor acentuado, às vezes em detrimento do valor das pessoas. Mas tem algo que não pode ser mensurado o seu valor, foge das regras econômicas e financeiras: a paz.

Toda ação ou decisão que custa a paz, é muito cara, preço por demais elevado. A paz não tem preço. Afinal, sem paz é impossível viver. Normalmente as pessoas planejam adquirir coisas, bens, quantias monetárias. Nem todos se focam na busca da paz. Um dia distante da paz, é um dia sem significado. Não é por nada que o primeiro dia de cada novo ano é dedicado à paz. Alguns até vivem sem paz, mas a existência perde seu significado, as exigências aumentam, a paciência se esgota. Tudo o que puder ser feito para garantir a paz interior, ainda será pouco diante da grandiosidade desse dom.

Viver em paz é uma conquista, é uma bênção, é uma dádiva. Porém, a paz é mantida também pelas atitudes pessoais. Como é maravilhosa a vida de quem constrói a paz através das palavras: falam a verdade, não ofendem, nem julgam, não levam adiante o que é incerto, não admitem fofocas. Bom mesmo é ficar longe de tudo o que pode comprometer a paz. Perder a paz é perder a maior fortuna que uma pessoa pode ter. Viver em paz, construir a paz, distribuir a paz: esses são os gestos que irão transformar o mundo.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!       

Leia também
Ciro Fabres: despacito
Natalia Borges Polesso: ano novo
Tríssia Ordovás Sartori: memórias bordadas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros