Frei Jaime: se as feridas do teu irmão não te causam dor, a tua doença é mais grave que a dele - Geral - Pioneiro

Opinião11/01/2018 | 09h03Atualizada em 11/01/2018 | 09h03

Frei Jaime: se as feridas do teu irmão não te causam dor, a tua doença é mais grave que a dele

Quem reserva um tempo e desenvolve a capacidade de escuta, acaba descobrindo as diferentes facetas do amor e da dor

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

O contato com os outros permite trocas de sentimentos, ajuda mútua, aprendizados e, às vezes, até desconforto. Impossível ficar próximo somente de quem é uma agradável presença. A companhia é necessária, mas nem sempre é possível selecionar. Em algumas situações, conviver com os diferentes exige abnegação, paciência e perdão. Por outro lado, em muitos momentos o tempo não deveria passar, os ponteiros do relógio deveriam simplesmente parar.

O que se passa com a outra pessoa acaba influenciando ou deixando marcas. Quem reserva um tempo e desenvolve a capacidade de escuta, acaba descobrindo as diferentes facetas do amor e da dor. Quanto sofrimento disseminado em frágeis corações. Impossível ficar indiferente. Basta ter um pouco de sensibilidade para sentir ou imaginar a dor que o outro está sentindo e desejar fazer algo para amenizar o sofrimento.

A solidariedade é uma atitude maravilhosa. Em determinadas situações é praticamente impossível fazer algo, mas o simples fato de estar presente, dar um abraço e permanecer por perto já é um grande alívio. Tem dores incuráveis, mas que se tornam suportáveis pela presença silenciosa, pelo olhar compadecido, pela disponibilidade que criativamente age. Ficar indiferente é, por si só, um sintoma, um alerta de que algo não está bem. Quem não se importa com as feridas dos outros se encontra em grave situação, deixou a alma adoecer. Não há necessidade de assumir a dor alheia, mas nem ficar distante, como um mero estranho. A vida adquire sentido quando o cuidado mútuo tem a tonalidade daquele amor que cura todas as enfermidades. 

Leia também
André Costantin: acampamento
Ciro Fabres: o vendedor de vassouras
Segat: além da dengue...

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros