Frei Jaime: pequenas vitórias deveriam fazer o coração transbordar de alegria - Geral - Pioneiro

Opinião06/01/2018 | 12h02Atualizada em 06/01/2018 | 12h02

Frei Jaime: pequenas vitórias deveriam fazer o coração transbordar de alegria

Quanta gente que se deixa abalar, por exemplo, pela opinião alheia, por uma crítica infundada

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Há momentos que tornam-se verdadeiros registros porque eternizam pessoas, sentimentos e acontecimentos. Coisas boas acontecem diariamente para todos, em todos os lugares. Nem sempre os beneficiados vibram com as conquistas. Pequenas vitórias diárias deveriam fazer o coração transbordar de alegria. 

Não existem alegrias pequenas ou grandes. Existem alegrias e estas recebem as proporções do coração de cada um. Uma das alegrias mais intensas diz respeito à autodescoberta. Quando alguém toma conhecimento da sua própria identidade, entende alguns mecanismos, passa a limpo determinados sonhos, vislumbra o futuro: isso é simplesmente extraordinário, de uma alegria sem igual.

É complicado viver sem a clareza de uma autoidentidade. Quanta gente que se deixa abalar, por exemplo, pela opinião alheia, por uma crítica infundada, por uma palavra pronunciada sem o compromisso com a verdade. 

Quando alguém se conhece de fato, o filtro em relação ao que os outros dizem funciona de uma forma leve e natural. Jamais será possível impedir que os outros pensem do jeito deles ou emitam opiniões tendo como base o achismo ou a fofoca.

Faz um bem enorme resguardar-se do alheio, limitar a curiosidade em relação ao que estão dizendo de você. A sociedade atual é tímida em aplaudir os bons feitos, mas ágil em achar defeitos. Este é o contexto onde cada humano é desafiado a aprofundar e estruturar um conceito claro de si mesmo. A melhor coisa da vida é poder usar os óculos da humildade e ir  trabalhando a própria personalidade, tendo como luzeiro o desejo de ser uma pessoa do bem.

Leia também
André Costantin: migalhas e ficções
Segat: balanço do ano em Caxias 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros