Frei Jaime: esperar para ser mais feliz é dar margem exagerada à possibilidade de erro - Geral - Pioneiro

Opinião05/01/2018 | 07h25

Frei Jaime: esperar para ser mais feliz é dar margem exagerada à possibilidade de erro

O melhor acontece na consciência de estar vivendo o instante presente

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"Maravilhas nunca faltaram ao mundo. O que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las." (Mario Quintana).

A capacidade de olhar e de perceber os incontáveis sinais que elevam a alma e enchem de admiração o coração, não é privilégio dos que são mais místicos, mas de todos aqueles que não aceitam arrancar a sensibilidade na vivência do cotidiano. O melhor da vida não acontece somente numa viagem, num evento ou numa festividade, mas na tentativa de viver harmoniosamente todos os dias. Esperar para ser mais feliz numa situação específica é dar uma margem exagerada à possibilidade de erro.

O melhor acontece na consciência de estar vivendo o instante presente. É comum estar com o corpo num determinado endereço ou local e a mente e o coração em outra localização. Viver a plenitude de cada momento parece ser o caminho mais seguro para o alcance da felicidade. O mundo não carece de maravilhas. Pelo contrário, há tantos detalhes, infinitas expressões, onde convivem a diversidade: humana, vegetal, animal e mineral.

A obra da criação sempre foi maravilhosa, as diferentes espécies são portadoras de peculiaridades que encantam, ao ponto de emudecer os mais atentos. A limitação reside na multidão que anda apressadamente, de um lado para o outro, em busca de algo inédito. Ser capaz de sentir e de admirar é uma habilidade que necessita ser desenvolvida urgentemente. A pressa tem deixado muita gente vazia ou simplesmente na superficialidade. O mundo aguarda por pessoas mais contemplativas, pois maravilhas não faltam. Pelo contrário, os mais centrados vivem admirados. De fato, viver é uma arte requintada.

Leia também
André Costantin: migalhas e ficções
Segat: balanço do ano em Caxias

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros