Caxias começa ano com mais de 4.500 crianças na fila de espera da educação infantil - Geral - Pioneiro

Serra Gaúcha04/01/2018 | 13h15Atualizada em 04/01/2018 | 13h24

Caxias começa ano com mais de 4.500 crianças na fila de espera da educação infantil

Prefeitura projeta contratação de mil vagas em 2018

Caxias começa ano com mais de 4.500 crianças na fila de espera da educação infantil Ronald Mendes/Agencia RBS
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

Uma das principais demandas do setor público de Caxias do Sul, a fila de espera da educação infantil diminuiu em 2017. Mesmo assim, ainda está longe de se aproximar do fim. Enquanto no início do ano passado eram cerca de 6 mil crianças aguardando vagas, agora são aproximadamente 4.500. Desse total, a maioria está na faixa etária de 0 a 3 anos. A falta de vagas para quem tem entre 4 e 5 anos é menor e a tendência, conforme a Secretaria da Educação, é que a maior parte desses alunos consiga acessar a educação infantil neste ano. 

Para amenizar o problema, uma das ações da prefeitura é comprar cerca de mil vagas no ano, licitadas em 2017. A intenção da prefeitura era ter 1.300 vagas à disposição, mas 1.691 foram credenciadas. Dessas, 594 já foram destinadas aos alunos. 

A Secretaria da Educação diz que contatou 1.800 crianças, mas parte delas não tinha mais interesse. Para atualizar a lista, um período de reinscrição será aberto em maio. A ideia é verificar quantas das 4.443 crianças ainda procuram por escola. 

Com a compra de vagas e a atualização da lista, a secretária Marina Matiello aposta na redução da fila. Mas, segundo ela, é difícil pensar em zerar esse número por causa do constante nascimento de bebês e dos movimentos migratórios. 

Outro ponto que dificulta a acomodação de todas as crianças é o zoneamento. Os alunos têm de frequentar escolas que fiquem a cerca de 2 quilômetros de onde moram, mas existem regiões da cidade em que a demanda é maior que a oferta de vagas. Segundo a secretária, os bairros com maior dificuldade são o Desvio Rizzo, o Serrano e o Esplanada. 

No caso das crianças de 4 e 5 anos, são cerca de 300 alunos inscritos neste ano aguardando, mesmo que escolas municipais ainda tenham vagas. A inclusão deles, no entanto, depende do zoneamento.

Pais que têm interesse em buscar uma vaga na educação infantil e ainda não cadastraram as crianças poderão procurar a Central de Matrículas entre 16 e 31 de janeiro.

Leia mais
Justiça suspende edital para contratação de 275 cuidadores para a rede municipal de Caxias
Prefeitura de Caxias divulga lista de crianças que terão vaga na educação infantil

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros