Após seis anos de construção, nova escola municipal de Caxias do Sul será inaugurada em fevereiro - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Educação31/01/2018 | 08h00Atualizada em 31/01/2018 | 08h17

Após seis anos de construção, nova escola municipal de Caxias do Sul será inaugurada em fevereiro

Previsão original era entregar prédio no Cidade Nova em 2014

Após seis anos de construção, nova escola municipal de Caxias do Sul será inaugurada em fevereiro Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A população da zona oeste de Caxias terá mais uma opção de ensino a partir deste ano. Em processo de construção desde 2012, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova será inaugurada no dia 19 de fevereiro, já para o ano letivo deste ano.

A licitação para a construção da escola foi lançada há mais de cinco anos, com previsão de entrega do prédio para 2014. A ideia inicial era erguer uma escola ecologicamente correta, com consumo de energia reduzido e geração de poucos resíduos — daí o nome original do empreendimento, Escola Municipal de Ensino Fundamental da Ecologia.

Leia mais:
Construção de escola no bairro Cidade Nova é retomada, em Caxias

De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Marina Matiello, houve troca de construtora durante a obra, ainda antes de 2017. Por isso, e pela falta de recursos, a ideia acabou parcialmente abandonada.

— O projeto precisou de algumas alterações, mas nós temos características relacionadas à sustentabilidade, como caixa d'água com captação de água da chuva e bicicletário. A construção foi parcialmente feita com blocos ecológicos e, em outra parte, de maneira tradicional — explica. 

A escola, que fica na Rua Aurélia De Carli Andreazza, poderá atender cerca de 500 alunos, conforme a secretária, mas 400 estudantes são esperados para o inicio do ano letivo. Com nove salas de aula, haverá duas turmas de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos, duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, e uma turma para cada ano seguinte. 

— Temos nove salas, mas por enquanto vamos usar sete. Podemos remanejar conforme a necessidade — aponta.

A escola também está equipada com laboratórios, quadras de esportes e tem acessibilidade para alunos com deficiência. O empreendimento custou quase R$ 2,9 milhões e foi pago com recursos do município. 

Matrículas

Cerca de 200 estudantes estão aguardando para efetivar as matrículas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova. Ainda é possível entrar na lista de espera indo até a Central de Matrículas, que fica na Avenida Julio de Castilhos, n° 2,555, bairro São Pelegrino. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Licitação para escola no Rota Nova será refeita

Após o fracasso da licitação que previa a construção da escola San Gennaro, no bairro Santa Catarina, a prefeitura tentará repetir o processo. Em setembro de 2017, foi lançado o edital para a construção da nova escola de Ensino Fundamental que atenderia principalmente moradores do residencial Rota Nova, que abriga 420 famílias removidas das margens da Rota do Sol.

Na época, nenhuma empresa atendeu as solicitações do edital. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Caxias informou que, como se trata de obras, o processo foi encaminhado para a Secretaria do Planejamento, que irá atualizar o orçamento e abrir o edital novamente em cerca de 45 dias. No dia 12 de janeiro, porém, o secretário Fernando Mondadori havia informado o mesmo prazo à Rádio Gaúcha Serra. 

Por enquanto, os estudantes estão sendo atendidos por transporte escolar gratuito e frequentam outras escolas em bairros próximos. A nova escola ficaria a cerca de 500 metros do loteamento popular. 

Leia também:
Família de Flores da Cunha passa as noites em carro após ter o apartamento invadido
Em vídeo, casal relata furto em carro estacionado em shopping de Caxias do Sul
Após incêndio na Randon, produção é retomada em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros