Simulação de um acidente com feridos marca nova rotatória instalada no trevo da Telasul, em Garibaldi - Geral - Pioneiro

Trânsito02/12/2017 | 20h03Atualizada em 02/12/2017 | 20h04

Simulação de um acidente com feridos marca nova rotatória instalada no trevo da Telasul, em Garibaldi

Ação, realizada neste sábado, pretende conscientizar motoristas

Simulação de um acidente com feridos marca nova rotatória instalada no trevo da Telasul, em Garibaldi Porthus Junior/Agencia RBS
Acidente fictício envolveu três veículos Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Entregue para a comunidade em outubro, a obra do novo trevo no entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi, foi marcada por uma ação de conscientização na tarde deste sábado. Muitos acidentes já aconteceram no ponto, conhecido como trevo da Telasul, mas se depender das intenções de um grupo de voluntários que esteve por lá nesta tarde, isso vai mudar. A atividade reuniu integrantes dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa, Bombeiros de Bento, além de equipes do Samu e Polícia Rodoviária Federal. 

Leia mais:
 "Nasci de novo", diz funcionário da prefeitura que sobreviveu a acidente com três trabalhadores mortos em Caxias do Sul
UAB vai à Justiça contra a prefeitura de Caxias para garantir repasse de recursos
"Fico feliz de ter errado meu prognóstico", diz delegado de Caxias do Sul

 — Aqui é um trevo onde aconteceram muitas mortes, queremos conscientizar com relação aos acidentes. A expectativa é tentar reduzir isso com esta mudança do trevo — disse a enfermeira do Samu Milene Corbellini, 27 anos, uma das voluntárias que trabalhou na ação caracterizando os "acidentados" e depois os socorrendo.

 BENTO GONÇALVES, RS, BRASIL, 02/12/2017. Simulação de acidente de trânsito na trevo da Telasul,  intersecção da BR-470 com a RSC-453, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Participarem bombeiros voluntários de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, além da Samu e da PRE. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A simulação do acidente envolveu três veículos (todos do depósito do Detran) e seis vítimas feridas. No teatro montado pela equipe, o causador do acidente estava alcoolizado e foi o único que saiu ileso, sem ferimentos. Ele acabou preso. 

— A gente espera que não ocorram mais acidentes com óbito aqui — resumiu Jorge Castro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi.

A ação, que envolveu cerca de 30 pessoas, carrega muita veracidade, principalmente no trabalho de remoção das vítimas dos veículos, envolvendo até mesmo corte de lataria. Muita gente parou para olhar e registrar a movimentação com o celular, alguns realmente acreditando que o acidente era de verdade. O aposentado João Trentin, 64 anos, é morador do bairro Borghetto, em Garibaldi. Ele ficou sabendo da ação pelo rádio e decidiu conferir de perto. Numa breve conversa, o aposentado listou alguns acidentes "feios" que viu naquele trecho, pelo qual trafega quase que diariamente. Ele acredita que as obras de melhoria devem contribuir para uma diminuição de danos, mas aponta para a imprudência de alguns motoristas, que se descuidam na hora de acessar o trevo e podem causar acidentes.

— Melhor mesmo era um viaduto — opinou ele, compartilhando do sonho de muitos motoristas que trafegam por lá. 

A ação teve início pouco depois das 16h e manteve parte do trevo bloqueado durante a tarde deste sábado. Enquanto a simulação era realizada, um capotamento de verdade ocorreu a cerca de dois quilômetros dali, na RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha. Um veículo Astra perdeu o controle e acabou caindo no acostamento. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Garibaldi, não houve gravidade nesse acidente.  

 BENTO GONÇALVES, RS, BRASIL, 02/12/2017. Simulação de acidente de trânsito na trevo da Telasul,  intersecção da BR-470 com a RSC-453, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Participarem bombeiros voluntários de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, além da Samu e da PRE. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros