Sem verba, decoração de Natal encolhe em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Bem simples05/12/2017 | 20h22Atualizada em 05/12/2017 | 20h22

Sem verba, decoração de Natal encolhe em Caxias do Sul

Enfeites na Praça Dante Alighieri se resumem hoje a pinheiro e presépio, reaproveitados do ano passado 

Sem verba, decoração de Natal encolhe em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Se há anos a Praça Dante Alighieri e a Avenida Júlio de Castilhos atraiam olhares e muitos visitantes, agora, quem circula pela área central de Caxias do Sul talvez demore a perceber que o Natal já se aproxima. Com uma decoração simplista, feita com materiais reutilizados de outros anos, a ornamentação do coração da cidade ficou pouco visível, justamente numa época que clama por luzes, Papais Noéis e outro enfeites.

— Não tínhamos recursos para investir em decoração. O que conseguimos foi montar um presépio e uma árvore de Natal simples na praça. O que está exposto é tudo que deu para aproveitarmos. O ano foi de reestruturação da cidade e de investimentos em áreas essenciais, o que nos obrigou a economizar nos enfeites. Nenhuma verba foi destinada para decorar ruas e praças — explica Natália Bianchi, diretora de projetos da Secretaria da Cultura.

Leia mais:
Saiba como ajudar as festas solidárias de Natal em Caxias do Sul
Festas de Natal são atrações nas cidades da Serra
Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes

Segundo ela, a estrutura de metal que foi utilizada como pinheirinho em anos anteriores, ficou exposta ao tempo e está danificada, o que impossibilitou o uso. A ideia é restaurá-la para o Natal de 2018. A estrutura foi doada em 2014 pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

A decadência nos enfeites, porém, não é exclusividade de 2017: ao longo dos anos, o pinheirinho de Natal vem encolhendo e a iluminação tornou-se minoria. Além disso, fitas vermelhas que circudavam luminárias da praça e as guirlandas da Júlio foram extintas.  Pelos bairros, a prefeitura também não conseguiu apoiar qualquer tipo de decoração, fazendo com que moradores se organizassem por conta própria. Hoje, apenas a Igreja São Pelegrino e o prédio da CDL receberam iluminação especial. Nos próximos dias, conforme a CDL, a Catedral Santa Tereza e as igrejas de Ana Rech e Nossa Senhora de Lourdes também devem ganhar luzinhas.

Ainda no Centro, um grupo de comerciantes também se uniu e tirou dinheiro do bolso para enfeitar uma quadra da Avenida Júlio. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros