Samae já identificou 52 ligações irregulares de esgoto em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Fumaça não mente27/12/2017 | 07h00Atualizada em 27/12/2017 | 07h00

Samae já identificou 52 ligações irregulares de esgoto em Caxias do Sul

Quem fez ligação de canos pluviais na tubulação cloacal pode pagar multa

Samae já identificou 52 ligações irregulares de esgoto em Caxias do Sul Petter Campagna Kunrath/Divulgação
Termonebulização está identificação ligações irregulares Foto: Petter Campagna Kunrath / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Em três meses de trabalho, técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) identificaram 52 ligações irregulares de esgoto por meio da termonebulização em Caxias do Sul. Ao todo, 42 bairros e loteamentos foram vistoriados. Os testes consistem na aplicação de um óleo mineral nos canos de rua. O produto se transforma numa fumaça branca que percorre a tubulação de vasos sanitários, pias, tanques, chuveiros e lavandeiras. Em caso de ligação irregular na rede de esgoto cloacal, a fumaça também será expelida por calhas, ralos de pátios e terrenos ou bocas de lobo.

Leia mais
Samae fiscalizará ligações clandestinas na rede de esgoto em dez bairros de Caxias

Das 52 ligações com problemas identificadas até agora, 27 já foram normalizadas e 25 ainda estão pendentes de regularização, segundo o Samae. Nesta semana, a equipe da termonebulização trabalhará no Loteamento Grand Ville, no bairro Bela Vista. O trabalho seguirá em 2018. 

As ligações executadas de forma equivocada podem provocar estragos, conforme a autarquia. Por ter dimensões reduzidas se comparada às ligações pluviais, a tubulação de esgoto cloacal não suporta o volume da água da chuva, por exemplo. O cano pode estourar ou devolver a água para dentro de casa. 

FIQUE ATENTO

:: A rede de esgoto sanitário não pode receber ligações de calha de chuva, de boca de lobo, de ralo de drenagem de pátio e terraços.

:: O usuário que estiver irregular recebe uma notificação e tem até 30 dias para se regularizar, conforme a legislação. Após esse prazo, a equipe faz novamente o teste com o termonebulizador. Caso o usuário ainda não tenha realizado a ligação correta, ele poderá ser autuado.

:: O decreto municipal 18.349 prevê multa de 20 tarifas mínimas de água quando águas pluviais são despejadas na canalização de esgoto sanitário ou quando há interligação dos dois sistemas. Como a tarifa mínima atual é de R$ 27,30, a multa é de pelo menos R$ 546.



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros