Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes - Geral - Pioneiro

Fábrica do Papai Noel05/12/2017 | 08h24Atualizada em 05/12/2017 | 08h56

Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes

Meta deste ano é arrecadar 5 mil brinquedos, porém, ainda faltam cerca de 4 mil para atingir o objetivo

Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

A lenda conta que todo ano o Papai Noel sai do Polo Norte carregando brinquedos para assegurar o Natal da criançada do mundo todo. Mas é em um prédio de dois andares, em Farroupilha, que a magia realmente acontece. É lá que voluntários dedicam horas e horas para recolher e reformar brinquedos para garantir os sorrisos de mais de 5 mil crianças pobres do município. 

O nome do projeto já dá ideia do significado da causa: Levando o Natal para onde o Papai Noel esquece de passar. A iniciativa começou há seis anos, de maneira simples mas com muita boa vontade. Já na primeira edição, a intenção dos voluntários era distribuir 500 brinquedos. A arrecadação, no entanto, foi o dobro do esperado e mil crianças foram presenteadas. 

Para que o projeto tenha sucesso e o objetivo seja alcançado, os trabalhos começam meses antes do Natal. Ainda em setembro, membros do grupo iniciam a busca por um imóvel para abrigar a "fábrica do Papai Noel". Geralmente, os espaços são cedidos gratuitamente por imobiliárias do município. Com o lugar garantido, é hora de suprir outras necessidades como pacotes para embalar os presentes e as caixas de papelão onde serão depositados os brinquedos. 

— Tudo que temos aqui é doado. O nosso foco é brinquedo usado, porque ele tem uma história. Esse é o sentido. O nosso objetivo é congregar as pessoas — explica o voluntário Henrique Piccoli, 51 anos.  

 FARROUPILHA, RS, BRASIL, 30/11/2017. Projeto Levando o Natal para onde o Papai Noel se esquece de passar, de Farroupilha, arrecada brinquedos usados, limpa, recupera e conserta e doa para crianças de comunidades carentes no município. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O trabalho é realmente de formiguinha até chegar ao destino o final. Os brinquedos que chegam ao projeto passam por várias etapas. A preocupação dos voluntários é que as crianças aproveitem ao máximo as doações, por isso, as caixas são separadas por sexo e idade. 

— Os brinquedos passam, primeiro, por uma mesa de triagem. Se for necessário, eles seguem para a limpeza. Se precisar de costura ou conserto, os voluntários também fazem — explica Piccoli. 

Nos bairros, os presidentes das associações de moradores e líderes religiosos são responsáveis por catalogar as crianças que receberão os presentes. Quatro dias antes da entrega, a criançada ganha uma ficha, que é trocada pelo presente no dia do evento. Neste ano, os brinquedos serão distribuídos nos dias 16 e 17 em mais de 17 bairros e localidades de Farroupilha. 

Conheça o trabalho desenvolvido por voluntários na "Fábrica do Papai Noel":

Ainda faltam 4 mil brinquedos

A menos de 15 dias para a entrega dos presentes, uma preocupação ainda toma conta dos voluntários: faltam cerca de 4 mil brinquedos para atingir a meta desejada pelo grupo. Nesse número, alguns já estão garantidos por meio de parcerias. Mesmo assim, ninguém fica de braços cruzados, e as ações de divulgação estão sendo intensificadas. 

Em Farroupilha, são mais de 100 pontos de coleta. Quem doa diretamente na sede do projeto, é recepcionado pelos voluntários e convidado a tirar uma foto com o brinquedo doado. A imagem é postada no Facebook para incentivar novas doações. 

— Aqui é só uma conexão, um elo. Eu não sou nada sem a pessoa que vem aqui. Quem faz a doação é que merece os parabéns — reforça Piccoli, explicando que o grupo também encaminha doações de alimentos e roupas para algumas famílias carentes do município. 

14 caminhões = 14 sorrisos

Um dos lemas do projeto Levando Natal para onde o Papai Noel esquece de passar é que muito mais do que brinquedos, a ideia é distribuir sorrisos. E certamente essa será a reação das crianças que receberão os caminhões de madeira construídos cuidadosamente pelo empresário Loreno Ivo Rehbein.

Morador de Farroupilha, o marceneiro conta que soube da iniciativa pela cliente Ana Maria Romanzini Gasperin, quando ela foi até a sua empresa pedir ajuda para restaurar um caminhão, que seria doado ao projeto. 

— Meu filho ficou desempregado por um tempo e decidiu fazer os caminhões para doar para o orfanato da cidade. Só que ele começou a trabalhar e não conseguiu terminar. Quando a Ana me trouxe o carrinho, pedi do que se tratava, terminei o que faltava e disse que ela poderia levar — conta Rehbein, explicando que a cliente foi responsável por fazer a pintura dos brinquedos doados.

COMO AJUDAR

:: As doações podem ser feitas diretamente na sede do projeto na Rua 14 de Julho, 878, bairro do Parque, diariamente das 16h às 20h. Há caixas com identificação do projeto espalhadas em 100 pontos de Farroupilha.

COMO AJUDAR OUTRAS FESTAS DE NATAL EM CAXIAS

Festa reúne 2 mil crianças no Pôr do Sol 

:: Mais de 2 mil crianças da região do bairro Pôr do Sol, em Caxias do Sul, devem participar de uma festa de Natal promovida pela aposentada Clair Neri. Para que a 22ª edição da festa aconteça, a voluntária precisa de ajuda. Dona Clair está recebendo brinquedos, doces, pão para cachorro-quente, refrigerante, extrato de tomate, ervilha, milho, peito de frango, copos, guardanapos, azeite e cebola. 

Doações podem ser combinadas com dona Clair pelo telefone (54) 99999-4773 ou entregues diretamente no endereço dela, na Rua Belmiro Zanrosso, 388, bairro Pôr do Sol.

Natal do Metal ajuda estudante de Caxias 

:: Uma festa de rock levantará recursos para auxiliar o estudante Bruno Roberto Caldart, 26 anos, que sofre com a doença de Crohn e precisa realizar uma cirurgia de transplante de células-tronco. O evento será no dia 16, a partir das 22h, na Motorcycles Pub e Petiscaria (Rua Matheo Gianella, 1.444, bairro Santa Catarina). Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 15 na Rádio Caxias e na Hamburgueria Jaime Rocha. Haverá apresentação de três bandas e um DJ. 

Voluntários levam festa de Natal para a Região Oeste

:: A festa Natal Luz levará lanches, brinquedos e donativos para crianças da região oeste de Caxias. O evento ocorrerá no dia 17, no bairro Cidade Nova. A intenção dos organizadores é atender cerca de 3 mil crianças. 

Os voluntários ainda precisam de doações de pães para cachorro-quente, refrigerante, bala, milho, extrato de tomate, bombons, copos descartáveis e materiais escolares em bom estado. 

As doações podem ser entregues na Rua Divo Soares da Rosa, 307, loteamento Mariani ou combinadas com Jéferson Moraes pelo telefone (54) 98139-7006.

11º Mutirão da Zona Norte é domingo

:: Ainda dá tempo de ajudar o 11º Mutirão da Zona Norte. A festa será neste domingo, no Complexo Esportivo da Zona Norte. A intenção dos voluntários é distribuir 5 mil brinquedos e lanches para as crianças dos bairros Vila Ipê, Santa Fé e Cânyon, entre outros.

Um pedágio solidário ocorrerá no sábado, das 8h às 17h, na Praça Dante Alighieri, para arrecadar presentes. 

Natal do Bem segue até o dia 6

:: A campanha Natal do Bem do Grupo RBS segue até o dia 6 de janeiro arrecadando doações para o Banco de Alimentos do município. A entidade atende 110 instituições e as doações são essenciais para manter os trabalhos. Os donativos podem ser entregues no Baitakão (Rua Sinimbu, 175, bairro Lourdes); Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Rua Ítalo Vítor Bersani, 1.134, bairro Jardim América); Colégio Mutirão (Rua Alfredo Chaves, 927, Centro); Escola Caminho do Saber (Rua Guerino Sanvitto, 814,Villagio Iguatemi); Escola de Idiomas Skill (Rua Moreira César, 2.655, bairro Pio X); Colégio São José (Rua Os Dezoito do Forte, 1.870, Centro); jornal Pioneiro (Rua Jacob Luchesi, 2.374, bairro Santa Catarina); RBS TV Caxias e Gaúcha Serra (Rua Bento Gonçalves, 1.563, Centro); Wolly Burguer (Avenida Bom Pastor, 1.502, bairro Kayser, ou na Rua Bortolo Zani, 1.314, bairro Bela Vista). Em Gramado, é possível deixar a contribuição na Rua Coberta.

Faltam brinquedos e doces para festa no Santa Fé

:: Cerca de 1,5 mil crianças do bairro Santa Fé participarão de uma festa natalina na tarde do próximo sábado, na Rua Albino Santini. A voluntária Elizabete Picler de Oliveira afirma que as doações estão fracas. Entre os itens mais necessários estão doces, refrigerantes e brinquedos para menina. Quem quiser contribuir, pode entrar em contato com Elizabete pelos telefones 3217-1350 e 99955-0121.

É Natal

:: Um grupo de voluntários de Caxias do Sul faz visitas surpresa a famílias pobres na véspera de Natal para entregar brinquedos e alimentos. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com Gabriel Turcatti, Renata ou Loris, pelos telefones 99131-0636, 99112-1828 ou 99917-0932.

Natal Legal

:: O Sindipetro Serra Gaúcha, com participação do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), está promovendo a campanha Natal Legal, que arrecada brinquedos para distribuir a crianças pobres da região. Para participar, basta deixar um brinquedo em bom estado nos postos de combustíveis participantes. Em Caxias, são os postos Ibiza, Portal Sul, Galópolis, Tonolli, Comboio, L.C., Rodeio, Santa Lúcia, ZM, Ana Rech, Della Curva, Capoani, Petrotech, Onzi, Imigrante, Tirol, Sander, Pinheiro,  Ramar, Tri, Squizzato e Andreazza. Em Bento Gonçalves, as unidade D&S e Zambom. Também é preciso entregar no posto Treviso, em Farroupilha, e Rota Romântica, em Nova Petrópolis. Mais informações no site sindipetroserra.com.br.

Árvore Solidária

:: Até o dia 15 de dezembro, o shopping Iguatemi Caxias está promovendo uma campanha para presentear cerca de 300 crianças atendidas pela entidade Criança Feliz. Para participar, basta escolher um pedido especial, disponível na árvore do Iguatemi. Os presentes devem ser deixados junto à árvore, ao lado do quiosque Arribas Paletas Mexicanas. A entrega das doações será realizada no dia 19 de dezembro.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros