Memória: homenagem aos fundadores da UCS - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Memorial19/12/2017 | 10h24Atualizada em 19/12/2017 | 10h24

Memória: homenagem aos fundadores da UCS

Produzidos em ferro fundido e revestidas em bronze, bustos criados por Luis Mario Cladera e fundidas por Jamil Fraga podem ser visitados no campus-sede

Memória: homenagem aos fundadores da UCS Claudia Velho/Divulgação
Bustos dos fundadores foram descerrados no último dia 15. O evento contou com a presença do reitor, Evaldo Kuiava Foto: Claudia Velho / Divulgação

No ano que marca as comemorações dos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul, a instituição inaugurou, no último dia 15, o Memorial dos Fundadores, no campus-sede. O local serve de homenagem em honra aos responsáveis pela mobilização coletiva que, em 1967, resultou na criação da UCS. 

Os bustos são do bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, o prefeito Hermes João Webber e o médico Virvi Ramos.

Além de liderarem as instituições mantenedoras dos cinco cursos superiores existentes na época, eles tinham em comum a crença de que a universidade era indispensável para o desenvolvimento regional e o consequente crescimento econômico e intelectual da cidade e da região.

Os bustos dos fundadores foram colocados na área externa da instituição (foto acima), ao lado do centro cívico. 

Produzidas em ferro fundido e revestidas em bronze, as imagens foram esculpidas pelo artista plástico uruguaio Luis Mario Cladera e fundidas por Jamil Fraga.  O memorial dos Fundadores está localizado ao lado da Casa Amarela, que passa agora a contar com uma área interna dedicada a uma exposição especialmente voltada para o resgate da história da Universidade.

Webber e as Belas Artes

Memorial em homenagem aos fundadores da UCS. Na foto, Hermes Webber, fundador das Belas Artes
Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação

Nascido em Caxias no ano de 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na prefeitura da cidade. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, completou o mandato do titular a partir de 1952. Em 1964, foi eleito prefeito, ocupando o cargo até 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos, o Mercado Público Municipal e a Vila dos Municipários. 

A medicina de Virvi Ramos 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (02/02/2017). Faculdade de Direito, criada pelo médico Virvi Ramos (FOTO), em 1958, agregou-se para constituir a Universidade de Caxias do Sul, em 1967. UCS 50 anos.  (Roni Rigon/Pioneiro).
Foto: Geremia / Agencia RBS

Natural de São Marcos, Virvi Ramos nasceu em 1917. Formado em medicina, o sonho de um atendimento médico humanizado o levou ao projeto de criação do Hospital Fátima, em 1957. Conhecido por muito tempo como o Hospital do Virvi, o local foi batizado com o nome de seu idealizador. Em 1956, nasceu a Sociedade Hospitalar N. S. de Fátima, mantenedora de dois dos cursos que dariam origem à UCS e criadora da Faculdade de Direito, em 1959. 

Influência de Benedito Zorzi 

 Farroupilha, RS, Brasil (23/05/2014) Dom Benedito Zorzi. Dom Benedito Zorzi, bispo emérito no Santuário de Caravaggio. Na foto, Zorzi com a imagem da Santa, em 19 de maio de 1987.
Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

Nascido na cidade de Nova Pádua em 1908, o segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul assumiu o cargo em 1953. 

Dedicado à vida pastoral e a iniciativas religiosas, assistenciais e educacionais, atuou no município entre 1952 e 1983. 

Sua influência revela-se na criação da Faculdade de Ciências Econômicas em 1956, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caxias do Sul, em 1959, mantidas pela Mitra Diocesana. 

Em 1967, os cursos foram agregados à UCS. 

O religioso faleceu em 1988, aos 80 anos. 

Visita

A Casa Amarela é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h.

 Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 


 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros