Frei Jaime: estar vivo é o maior milagre - Geral - Pioneiro

Opinião04/12/2017 | 07h00Atualizada em 04/12/2017 | 07h00

Frei Jaime: estar vivo é o maior milagre

Os dias estão repletos de milagres. Se hoje alguma coisa não deu certo, amanhã novas oportunidades surgirão

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"E quando pensar em desistir, lembre-te: um milagre te trouxe até aqui!" (Sirlei L. Passolongo).

Os dias são feitos de uma avalanche de pensamentos. O cérebro não cessa sua atividade, está sempre captando, selecionando e enviando mensagens. A capacidade de priorizar é um dom a ser desenvolvido. Para além da significância de alguns pensamentos, é necessário ater-se ao que agrega vida e multiplica esperança. Algumas pessoas são positivas, avançam sem lamentações, estão sempre criando oportunidades. Outras deixam-se abraçar e engessar pelo pessimismo. Dificilmente esboçam um sorriso com raízes no coração.

A leitura que fazem da realidade tem a tonalidade cinzenta, de ausência de empolgação. No entanto, chegar até aqui é uma grande conquista. Muitos alcançam determinados patamares e se esquecem de agradecer o milagre ocorrido. Estar aqui é, sim, um milagre.

Não são poucos os que nunca admitem a existência de verdadeiros milagres. O esforço humano é fundamental, mas algumas forças conspiram favoravelmente, abrem novos caminhos, inspiram palavras e ações pontuais, que acabam surpreendendo positivamente. Compreender a presença de milagres no cotidiano é estar atento, ser sensível e aberto à transcendência. Não é um dogma, mas são coincidências que permitem e provocam elevação. Diante disso, não convém trabalhar com a hipótese da desistência. Onde um milagre é acolhido, o ímpeto de desistir não encontra espaço.

Tudo seria diferente se o sentimento de gratidão acompanhasse os passos diários em busca da realização. Os dias estão repletos de milagres. Se hoje alguma coisa não deu certo, amanhã novas oportunidades surgirão. Estar vivo é o maior milagre. Gratidão à vida.

Leia também:
Tríssia Ordovás Sartori: Empatia, palavra mágica?
Nivaldo Pereira: O sentido da vida

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros