Frei Jaime: a liberdade é uma possibilidade, ou melhor, uma realidade cotidiana - Geral - Pioneiro

Opinião28/12/2017 | 08h29

Frei Jaime: a liberdade é uma possibilidade, ou melhor, uma realidade cotidiana

Ser livre é intrínseco à vida, é parte inseparável da essência, condição que garante humanização

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"Uma pessoa aprende o que é liberdade, quando descobre quais são suas prisões." (Zack Magiezi).

O desejo de liberdade já fez muita história, o caminho percorrido é interminável. Mesmo assim, ela anda escassa. Todos estão sedentos por liberdade. É bem verdade que há uma confusão conceitual: insistentes tentam confundi-la com a mera possibilidade de fazer o que convier no momento. Outros, juram que ela não existe. Mas uma grande maioria sabe que a liberdade é uma possibilidade, ou melhor, uma realidade cotidiana.

Ser livre é intrínseco à vida, é parte inseparável da essência, condição que garante humanização. Parece contraditório: quanto mais liberdade a pessoa busca, mais prisioneira se torna. As paixões desordenadas têm feito muitos reféns, o materialismo tem uma legião de seguidores, a própria sexualidade tem se tornado um cárcere para os menos preparados. O caminho a ser trilhado aguarda por reordenamento: talvez o mais importante, num primeiro momento, não seja a liberdade, mas a libertação das prisões.

O medo tem rendido uma verdadeira multidão, a ânsia pelo poder tem proporcionado isolamentos infindáveis. Tomar consciência das próprias prisões é, talvez, o primeiro passo para saborear aquela liberdade que harmoniza, plenifica e amplia os horizontes existenciais. Há muita gente encarcerada, caminhando nas estradas do mundo. Quantos vícios roubam os melhores pensamentos e comprometem os mais belos sonhos. A maior parte das prisões só tem um único responsável: você. Um belo propósito: romper as correntes que prendem o 'eu' para celebrar o encontro do 'nós'. Ser e viver apenas e simplesmente livre.

Leia também
André Costantin: o amarelo na minha vida
Ciro Fabres: a semana que não existe

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros