Estudantes e professores se unem para reformar horta e pintar muros de escola pública de Caxias - Geral - Pioneiro

Exemplo03/12/2017 | 14h31Atualizada em 03/12/2017 | 14h38

Estudantes e professores se unem para reformar horta e pintar muros de escola pública de Caxias

Materiais utilizados nas melhorias foram doados por apoiadores e pela comunidade

Estudantes e professores se unem para reformar horta e pintar muros de escola pública de Caxias Rosilaine Krammer/Divulgação
Muro vai receber, na próxima semana, um grafite feito pelos alunos. Foto: Rosilaine Krammer / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Estudantes e professores de uma escola pública de Caxias do Sul decidiram se unir para melhorar a estrutura da instituição. Às vésperas de concluírem o Ensino Fundamental, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no bairro Fátima, arregaçaram as mangas e aproveitaram a manhã deste sábado para a realização de dois projetos: a construção de uma estufa de proteção para a horta escolar e a pintura dos muros do colégio.

A ideia, conforme a professora Simone Meneguzzi Zulian, era inserir os estudantes num ambiente de cooperação, além de possibilitar que eles deixassem um legado à instituição. 

— É prática comum aqui na escola incentivar que os alunos preservem o patrimônio e que respeitem o meio ambiente, através de uma postura cada vez mais sustentável. Ou seja, que todos aprendam a viver numa sociedade unida e que ainda possam absorver conteúdo didático fora da sala de aula. Foi um verdadeiro mutirão, todos se ajudando e aprendendo com isso. Não tem legado maior do ver a alegria deles deixando a escola mais bonita — diz a docente, que também convocou o marido para ajudar no mutirão.

Leia mais:
Próximas estações de integração dos ônibus de Caxias do Sul devem ser construídas nos bairros Serrano e Ana Rech
O Natal resiste em Caxias do Sul
"Nasci de novo", diz funcionário da prefeitura que sobreviveu a acidente com três trabalhadores mortos em Caxias do Sul

No caso da horta, a professora conta que faltava uma estufa para que fosse possível manter o que foi plantado. Inclusive, os períodos de chuva e alguns animais já haviam danificado os alimentos. Com a nova estrutura, a horta deve servir como recurso didático e os temperos, ervas (chás) e vegetais poderão ser utilizados na cozinha da escola. 

Comunidade escolar se une para construção de horta e revitalização de muros na Escola Ester Benvenutti, em Caxias do Sul
Horta foi revitalizada por estudantes e professores. Foto: Rosilaine Krammer / Divulgação

Na ação, os estudantes também pintaram o fundo de dois muros do colégio, onde os desenhos já estavam apagados. No próximo dia 11 de dezembro, os alunos devem participar de uma oficina de grafite, oferecida pelo Instituto Sérgio Lovato. A intenção é que nos muros sejam grafitados elementos em sintonia com o projeto de uma escola acolhedora e sustentável. 

Todo o material utilizado para o cercamento da horta e para a pintura dos muros foi doado por apoiadores e pela comunidade escolar e do bairro. Cerca de 30 pessoas estiveram diretamente envolvidas na revitalização dos espaços.

Comunidade escolar se une para construção de horta e revitalização de muros na Escola Ester Benvenutti, em Caxias do Sul
Foto: Rosilaine Krammer / Divulgação


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros