Candidatas a rainha da Festa da Uva são oficialmente apresentadas, em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Figurinos13/12/2017 | 20h52Atualizada em 14/12/2017 | 10h44

Candidatas a rainha da Festa da Uva são oficialmente apresentadas, em Caxias

Em jantar no Intercity, as 18 jovens mostraram um dos trajes que usarão no pré-concurso

Candidatas a rainha da Festa da Uva são oficialmente apresentadas, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Na noite desta quarta, as 18 candidatas a rainha da Festa da Uva de Caxias subiram em uma passarela montada no hotel Intercity e apresentaram um dos trajes que usarão durante o pré-concurso. O figurino, elaborado pela professora e pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera, era muito esperado porque é o primeiro oficial mostrado pela concorrentes ao posto de soberana da edição de 2019. A roupa também é, tradicionalmente, assim como o vestido usado no dia do desfile de escolha do trio, a vestimenta que carrega significados e simbologias da festa mais famosa da cidade.

Leia mais
Festa da Uva: quem são as mulheres que vão preparar as soberanas
Definidas as comissões social e comunitária da 32ª Festa da Uva 

Véra, responsável pelo traje da 32ª edição (em 2016, a criação foi do estilista Walter Rodrigues) conta que se inspirou na colheita da uva e no início das Festas da Uva, quando as mulheres se vestiam com os trajes de vindimadoras para recepcionar os visitantes.

— Os imigrantes que chegaram aqui, em sua maioria, eram de origem vêneto e trentino-alto ádige, no norte do país, então buscamos inspiração nesse local — explica Véra.

O jantar começou depois das 20h e contou com a presença de diversas personalidades caxienses. O prefeito Daniel Guerra (PRB) e o bispo Dom Alessandro Ruffinoni foram algumas das pessoas recepcionadas pela presidente da comissão comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon. No início, as 18 candidatas subiram ao palco e apresentaram uma coreografia de Ciana Reis. Depois, individualmente, foram chamadas ao palco novamente para desfilar e falar uma frase sobre a história de Caxias.

COMO É O TRAJE

:: O traje, em algodão e tafetá, é composto por uma saia com comprimento logo abaixo do joelho, no estilo dos vestidos utilizados nas edições de 1950 e 1960, blusa branca, colete e avental.

:: A frente do colete, como explica Véra Zattera, reporta às mulheres alpinas, do norte da Itália; já o avental, confeccionado em renda branca, remete às peças usadas pelas mulheres nos finais de semana, quando elas vestiam peças mais elaboradas.

:: Na cabeça, para complementar o figurino que será utilizado em eventos oficiais a partir de agora, as candidatas usarão uma guirlanda de flores.

Leia também
Alberto Meneguzzi será eleito presidente da Câmara de Caxias nesta quinta-feira
Fé e emoção marcam dia de bênção dos freis capuchinhos em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros