Vestibular da UCS transcorre com tranquilidade em Caxias - Geral - Pioneiro

Prova26/11/2017 | 17h37Atualizada em 26/11/2017 | 20h21

Vestibular da UCS transcorre com tranquilidade em Caxias

5.647 candidatos concorrem a vagas em 65 cursos

Vestibular da UCS transcorre com tranquilidade em Caxias Claudia Velho/Divulgação
Foto: Claudia Velho / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A realização das provas em busca do ingresso na Universidade de Caxias do Sul (UCS) ocorre até as 18h30min deste domingo. Os 5.647 inscritos vão concorrer a vagas em 65 opções de curso, incluindo Biomedicina, Sistemas Biomédicos, Produção Audiovisual (Cinema), Gestão de Produção Industrial e Gestão do Agronegócio, novidades neste ano. A Universidade ainda não divulgou o número de abstenções do exame.

O modelo de avaliação dos cursos que exige apenas a prova de redação - exceto para os cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária (grupo G1 e G2) - já vem sendo aplicado pela quarta edição. Segundo a coordenadora-geral do processo seletivo na UCS, Valneide Azpiroz, o método é eficaz e foi aprovado pelos participantes.

— Uma redação permite, da maneira como nós trabalhamos a redação, mostrar exatamente que candidato é esse o que ele sabe, como ele organiza o pensamento. O nosso problema é que em alguns cursos só a redação nos levaria a um número muito grande de empates. Por isso precisamos acrescentar outro instrumento — explica.

Vestibular ocorreu no último domingo
Foto: Claudia Velho / Divulgação

A redação deste ano teve três opções de tema, sendo a primeira Você poderia viver sem os aplicativos de smartphones? Por quê?, a segunda As crianças estão deixando de viver a infância com seus respectivos encantos? Por quê? e a terceira As desavenças entre Coreia do Norte e Estados Unidos poderiam levar à Terceira Guerra Mundial? Por quê?. 

Maísa Eilert, de 17 anos, está fazendo o vestibular para Medicina pela primeira vez, e escolheu o tema sobre a infância. Segundo ela, a redação não foi a parte mais difícil do teste:

— Tive mais dificuldade em Química.

Michele Covatti, de 17 anos, está igualmente em busca da vaga de Medicina. Com experiência até então como treineira, ela também considerou química a parte mais rigorosa da prova:

— Tive facilidade em Inglês e Português. Biologia foi difícil. A redação foi tranquila, abordaram temas interessantes. Com três opções, e se tu tem conhecimento maior sobre alguma delas, facilita.

O primeiro grupo, que contava apenas com a prova de redação, teve o prazo de duas horas para o término do exame, com encerramento às 15h30min. Quem está concorrendo pelos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia realiza o teste até às 18h30min deste domingo. 

A Relação dos classificados no Vestibular de Verão será divulgada até a próxima quarta-feira.  A matrícula dos classificados em primeira chamada será realizada nos dias 30 de novembro, 1º e 4 de dezembro, conforme cronograma disponível no site da UCS.


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros