Puma em extinção é flagrado por alunos em parque estadual de Vacaria - Geral - Pioneiro

Natureza21/11/2017 | 18h58Atualizada em 21/11/2017 | 19h37

Puma em extinção é flagrado por alunos em parque estadual de Vacaria

Pelas imagens ainda não foi possível especificar se é macho ou fêmea

Puma em extinção é flagrado por alunos em parque estadual de Vacaria Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/reprodução
As imagens foram captadas em setembro e divulgadas somente agora. Foto: Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável / reprodução
Pioneiro
Pioneiro

Uma câmera com visão noturna flagrou a presença de um puma na floresta do Parque Estadual do Ibitiriá, em Vacaria, região norte do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que a espécie é registrada no parque. As imagens foram captadas em setembro e divulgadas somente agora. 

Também conhecido como onça parda, suçuarana ou leão-baio, o puma concolor é o segundo maior felino do continente americano, atrás da onça pintada. Pode pesar até 75 kg e medir mais de dois metros de comprimento. O animal tem hábitos noturnos e se alimenta de roedores, aves e peixes. Pelas imagens ainda não foi possível especificar se é macho ou fêmea, adianta o técnico ambiental Jefferson Floss. A filmagem foi realizada por alunos do curso de medicina veterinária da Faculdade Murialdo, de Caxias do Sul. 

_ Foi uma surpresa para nós ver o leão-baio. Mostra que aquela região tem uma biodiversidade rica que está sendo preservada _ ressalta Ricardo Stein, professor de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo. 

Orientado pelo professor Stein, o estudo tem o objetivo de verificar a abundância e a diversidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque do Ibitiriá. Situado entre Vacaria e Bom Jesus, o parque abrange campos nativos e matas com araucária, ecossistemas característicos da região dos Campos de Cima da Serra. O parque foi criado com o objetivo de proteger esses ecossistemas, incluindo parte da mata ciliar do rio Ibitiriá - hoje rio Santana.



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros