Morre aos 70 anos Alice Cristina Velho Brandão, presidente da Academia Caxiense de Letras - Geral - Pioneiro

Luto19/11/2017 | 19h09Atualizada em 19/11/2017 | 19h31

Morre aos 70 anos Alice Cristina Velho Brandão, presidente da Academia Caxiense de Letras

Professora aposentada, Alice também presidia a seção caxiense da União Brasileira de Trovadores

Morre aos 70 anos Alice Cristina Velho Brandão, presidente da Academia Caxiense de Letras Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Alice Brandão (E) era conhecida por atuar em prol da cultura, em especial da trova Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Faleceu na madrugada deste domingo, aos 70 anos, a escritora Alice Cristina Velho Brandão, atual presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL) e também da seção caxiense da União Brasileira de Trovadores (UBT). Alice foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Membro titular da cadeira 14 da ACL, Alice era professora aposentada e pertencia ao Movimento Aldravianista, que reúne poetas dedicados à aldravia, estilo de poesia em seis versos. Defensora da divulgação da trova, publicou, entre outros, A Trova - Técnica e Arte, A Trova Literária em Caxias do Sul. Lançou o seu último livro,  O Mistério da Pedra Encantada, na Feira do Livro de Caxias do ano passado.

Nas redes sociais, amigos e personalidades caxienses lamentaram a perda de Alice. O jornalista e ex-vice-prefeito de Caxias, Antônio Feldmann, destacou a importância da atuação de Alice _ a quem tinha como uma mestra _ em prol da valorização da cultura:

"Fez tanto pela nossa Cultura, pela nossa Caxias. Te agradecemos por tudo. Vá em paz. Você fez um bom plantio e deixou sementes do bem e bons exemplos", publicou Feldmann.

A ex-secretaria de Cultura de Caxias, Rubia Frizzo, também manifestou luto:

"Quem teve o privilégio de conhecer a Alice sabe da delicadeza de sua alma", escreveu. 

Alice Brandão nasceu e morreu em Caxias do Sul. Seu corpo foi cremado em cerimônia na tarde deste domingo, após ser velado na Capela Cristo Redentor. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros