Memória: Reservistas de 1967 - Geral - Pioneiro

Encontro10/11/2017 | 09h00Atualizada em 10/11/2017 | 09h00

Memória: Reservistas de 1967

Entre diversas, o futebol também era uma das atividades de lazer dos reservistas

Memória: Reservistas de 1967  Reprodução/Divulgação
Na foto, Bateria de Comando e Serviço, do 3º GAAAe, em janeiro de 1968 Foto: Reprodução / Divulgação

O grupo que serviu o quartel de 15 de março de 1967 a 15 de janeiro de 1968 irá se reencontrar no próximo dia 18, ao meio-dia, no CTG do Quartel. A classe de 1948 era formada por 210 soldados, sendo 105 da Bateria de Comando e Serviço e outros 105 da 1ª Bateria. Na ocasião, cerca de 70 ex-reservistas vão relembrar as histórias do período em que atuaram no 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm. Wilson Gyboski, o Giba, afirma que o grupo se reúne todos os anos para confraternizar. Os encontros costumam ocorrer sempre no primeiro sábado de dezembro. 

Cabo Felisberto, Luiz Fernandes da Silva e Dulceu Premaor, que incorporaram em 1967 no quartel.
Cabo Felisberto, Luiz Fernandes e Dulceu Premaor, que incorporaram em 1967Foto: Acervo pessoal de Dulceu Premaor / divulgação

A classe de 1968 incorporou em 1967 no então 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm (antecessor do atual 3º Grupo de Artilharia Antiaérea). Em uma das fotos, aparecem, entre outros, Gilberto Dallegrave, o próprio Dulceu (o segundo agachado, à direita), Luiz Francisco Picolli, Elizeu Gil Rodrigues, Ademar Schio e Joelci João Eberle. O quartel proporcionou ensinamentos na música, acampamentos, manuseios de armamentos, entre outros. 

Companheirismo no esporte

Time de futebol formado por reservistas da turma de 1967. Antonio Gilberto Mendes, Eliseu Gil Rodrigues, Wilson Gibosky (da equerda para a direita, em pé), João Nilton Cruz (primeiro à direita, agachado)
Time de futebol dos reservistas da turma de 1967Foto: Acervo pessoal de Dulceu Premaor / divulgação

O futebol também era uma das atividades de lazer dos reservistas. Na imagem, vemos o time de futebol da Bateria de Comando de Serviço. Em pé, a partir da esquerda, Roberto Cagliari, Homero Joaquim Jacoby, Wilson Gyboski (ao centro), Antonio Pinheiro da Cruz e Edemilson Ruffato. Entre os agachados, a partir da esquerda, Pedro Colombo, Casagrande, Zenar Panassol Gomes e João Nilton Cruz.

25 anos em 1992

Atividades de reforço no paiol e faxina dos reservistas de 1967 do quartel: Gilberto Dallegrave , Dulceu Andrade Premaor , Luiz Francisco Picolli , Elizeu Gil Rodrigues , Ademar Schio , Joelci João Eberle. Grupo precisou prestar serviços de faxina por causa que estavam com barba e bigode mal aparados.
Atividades de reforço no paiol e faxina dos reservistas de 1967Foto: Acervo pessoal de Dulceu Premaor / divulgação

O encontro que celebrou os 25 anos de incorporação ocorreu em 17 de outubro de 1992. À época, as reuniões ocorriam nas dependências do quartel. Este ano, os ex-reservistas se reúnem novamente no CTG do quartel para comemorar, então, 50 anos de história.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros