Memória: Primeiro encontro da família Lazzari - Geral - Pioneiro

Fagundes Varela23/11/2017 | 10h16Atualizada em 23/11/2017 | 11h35

Memória: Primeiro encontro da família Lazzari

O evento ocorre no próximo domingo, na Capela Nossa Senhora das Graças

Memória: Primeiro encontro da família Lazzari Não se aplica/Arquivo Pessoal
Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

No próximo domingo, dia 26, será realizado o primeiro encontro da família de Pietro Angelo Lazzari, na Capela Nossa Senhora das Graças da Linha Marquês do Herval, no município de Fagundes Varela.

Pietro Angelo, filho único de Paolo Lazzari e Teresa Mattei Bernuzzi, nasceu em 12 de julho de 1861 na comuna de Motta Baluffi, Itália. Vivendo toda a infância e a adolescência com seus pais, casou-se em 23 de novembro de 1882, aos 21 anos, com Anna Maria Margini. Durante um tempo, o casal morou com os pais de Anna na Via Pieve Gurata, Itália, onde tiveram o primeiro filho, Ettore Vincenzo, em 9 de agosto de 1883. 

Algum tempo depois, em 14 de maio de 1885, nasceu a segunda filha, Teresa Catterina. Em 23 de junho de 1886, veio o terceiro filho, Giuseppe Antonio, já em nova casa, última morada da família antes de emigrar para o Brasil.

Em razão da crise que assolava a Itália, Pietro Angelo e sua família, juntamente com o sogro, viajaram então para o Brasil. Na época, as crianças ainda eram pequenas: Ettore Vincenzo com quatro anos, Teresa Catterina, com três, e Giuseppe Antonio, com apenas um ano. A família saiu reunida de Motta Baluffi, na Itália, em data indeterminada, e percorreu um trecho de aproximadamente 23 quilômetros a pé até chegar a Cremona. De lá, embarcaram num trem até o porto de Gênova, para desembarcarem na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1887. 

Então, o último passo foi embarcar a bordo do navio Rio Pardo, com destino a Porto Alegre. No caminho, ainda em alto mar, nasceu o quarto filho do casal, Marina Riopardo: Marina por ter nascido no mar e Riopardo em homenagem à embarcação que os transportava. Este ano, os Lazzari comemoram os 130 anos da chegada da família ao país.

Em Fagundes Varela 

130 anos da Familia Lazzari no Brasil
Foto: José Lazzari / Acervo pessoal

Em Porto Alegre, embarcaram num navio menor, chegando, após um longo percurso também a pé, até Alfredo Chaves, hoje conhecida como Veranópolis. Ali, Pietro Angelo morou com a família no lote 94, pertencente a Linha Marquês do Herval, da localidade de Bela Vista, hoje município de Fagundes Varela. Nessa casa, nasceram mais seis filhos: Leonardo Francesco, Leonardo Santo, Pascoa Maria, Catarina, Paulo Cataldo e Albina.

Reunião

O 1º Encontro da família Lazzari ocorre no próximo domingo, na Capela Nossa Senhora das Graças da Linha Marquês do Herval, município de Fagundes Varela. A programação tem início às 10h, com o descerramento de um memorial alusivo aos 130 anos da chegada do casal Pietro e Anna ao Brasil. Às 11h, ocorre a missa solene, seguida do almoço de confraternização ao meio-dia. Para informações, entrar em contato com José Lazzari pelo telefone (51) 99961-0377, ou pelo e-mail jose.lazzari.netto@gmail.com.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros