Memória: Deonilda e Acacio, um casal centenário - Geral - Pioneiro

Celebração20/11/2017 | 08h51Atualizada em 20/11/2017 | 08h51

Memória: Deonilda e Acacio, um casal centenário

Na última sexta, Deonilda comemorou seu 104º aniversário ao lado da família e amigos em Caxias

Memória: Deonilda e Acacio, um casal centenário Acervo pessoal Maria de Lourdes/Divulgação
Foto: Acervo pessoal Maria de Lourdes / Divulgação

A história de Acacio e Deonilda Madruga começou no interior de Lages, em Santa Catarina. Certo dia, enquanto o irmão de Deonilda trabalhava em sua loja, Acacio entrou no estabelecimento. Segundo o irmão, Deonilda sentenciou:

– Vou me casar com ele.

Na época, ela tinha 31 anos. Depois disso, Acacio passou a visitar os irmãos regularmente na loja, e após seis meses, os dois começaram a sair. Seguindo o processo natural, Acacio e Deonilda namoraram, casaram, e formaram uma família. Tiveram três filhos: Tadeu, Eugênia e Maria de Lourdes. Além deles, Acacio tinha Marcos, filho do primeiro casamento. Mais tarde, vieram duas netas e um bisneto: Maria Cristina, filha de Tadeu, Fernanda, filha de Marcos, e  Gabriel, filho de Maria Cristiana. Em Caxias, residem Marcos e Maria, enquanto Tadeu e Eugênia mudaram-se para Porto Alegre. 

Um casal mais que centenário: Acacio e Deonilda comemoram 71 anos de casados em 2017
Foto: Acervo de Maria de Lourdes / Divulgação
Um casal mais que centenário: Acacio e Deonilda comemoram 71 anos de casados em 2017
Foto: Acervo de Maria de Lourdes / Divulgação

Nas últimas sete décadas, Acacio e Deonilda já comemoraram várias bodas, sendo a última a Bodas de Vinho, celebrada aos 70 anos de matrimônio. Acacio nasceu em 3 de fevereiro de 1917, em Lages, e Deonilda em 17 de novembro de 1913, em Caxias. Neste ano, eles se tornaram possivelmente o único casal centenário da cidade de Caxias do Sul, ele com 100 anos, ela com 104. 

Apesar das dificuldades e das consequências da idade, o casal expressa a felicidade dos mais de 70 anos de casados, sentados em um sofá da sala da casa onde passam a maior parte dos seus dias. Eles permanecem lúcidos, felizes e, como disse Deonilda quando viu Acacio pela primeira vez, casados. 

Amor e tranquilidade

Deonilda e Acacio: Um casal mais que centenário
Foto: Acervo pessoal Maria de Lourdes / Divulgação

Aposentados, os dois vivem em Caxias, em uma confortável casa no bairro Rio Branco. Enquanto Acacio completou seu centenário em fevereiro deste ano, Deonilda comemorou os 104 anos de idade na última sexta-feira. A ocasião foi comemorada com festa por familiares e amigos na casa do casal. 

Em todo o tempo de casados, eles somaram uma vida de amizade, amor e respeito, tendo sempre em volta os filhos, netos e bisnetos. Lúcidos, os dois aproveitam seus dias de forma tranquila. Dona Deonilda cantando e seu Acacio contando histórias. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros