Maracatu Baque dos Bugres e Projeto Sucata Sonora promovem evento alusivo ao Dia da Consciência Negra em Caxias - Geral - Pioneiro

Cultura20/11/2017 | 21h42Atualizada em 20/11/2017 | 21h42

Maracatu Baque dos Bugres e Projeto Sucata Sonora promovem evento alusivo ao Dia da Consciência Negra em Caxias

Manifestação foi comandada pelo batuqueiro e ogã do Recife, Rumenig Dantas

Maracatu Baque dos Bugres e Projeto Sucata Sonora promovem evento alusivo ao Dia da Consciência Negra em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Evento foi realizado de forma independente e ocorre em meio às celebrações do Novembro Negro. Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Ao som de batuques do grupo de Maracatu caxiense Baque dos Bugres, cerca de 30 pessoas percorreram cortejo alusivo ao Dia da Consciência Negra, ontem, da Praça Dante Alighieri até o Parque dos Macaquinhos, no bairro Exposição. Com intervenção de uma ladainha de capoeira e apresentação de dança de catirinas, a ação foi comandada pelo batuqueiro e ogã do Recife, Rumenig Dantas.

— Eu só estou aqui porque tô cansado de ouvir que branco não sabe batucar. Batuque não tem cor ou sexo, o que importa é ser a resistência e defender a cultura negra — afirmou o batuqueiro.

Leia mais:
Professoras de escolas de Educação Infantil de Caxias devem ter corte de 40% nos salários
Prefeitura inicia Consulta Popular sobre construção de novo presídio em Caxias do Sul

Apesar de ocorrer durante o mês em que se celebra o Novembro Negro, a atividade foi organizada de forma totalmente independente pelo Baque dos Bugres e pelo projeto Sucata Sonora.

— Nossa programação está sendo desenvolvida totalmente por grupos independentes, sem apoio do poder público e com uma incompreensível falta de envolvimento da nossa Coordenadoria de Igualdade Racial — comenta Juçara Quadros, militante do Movimento Negro Unificado (MNU) de Caxias.

Também nesta terça, a Câmara de Vereadores homenageou três personalidades da comunidade negra com a Medalha Zumbi dos Palmares. Os agraciados foram a educadora social, Bruna Letícia de Oliveira Santa, o enfermeiro e autoridade da religião afro-brasileira José Roberto da Silva Almeida, conhecido como Pai Beto de Oxum are, e o presidente do bairro Belo Horizonte Valdir Vieira da Silva. 

A programação do Novembro Negro de Caxias se encerra no dia 30 de novembro com evento no Sesc, promovido pelo grupo Sucata Sonora.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros