Frei Jaime: o findar de uma jornada deveria cessar também as mágoas - Geral - Pioneiro

Opinião03/11/2017 | 08h47Atualizada em 03/11/2017 | 08h47

Frei Jaime: o findar de uma jornada deveria cessar também as mágoas

Levar de um anoitecer para um novo amanhecer, apenas as coisas boas, o bem realizado, a bondade manifestada e recebida

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A aurora traz o amanhecer pleno de luz. Porém, não deixa de ser, ao mesmo tempo, um anúncio de que, aos poucos, se aproximará também um outro anoitecer. Dia e noite, luzes e trevas: a vida acontece nas alternâncias dos momentos. Se o despontar da luz se faz convocação às atividades, o entardecer traz consigo o toque do recolher. No final de cada dia, as forças aspiram por repouso, as pálpebras anseiam por pausa, os movimentos se voltam para a quietude. De um dia para o outro, sempre é possível guardar alguma coisa. Nenhum dia é insignificante. Há sempre um aprendizado a ser acrescido, energias agregadas. O que não convém é carregar na bagagem ressentimentos.

Leia também
André Costantin: Gaia
Natalia Borges Polesso: Estar na cidade

O findar de uma jornada deveria cessar também as mágoas. Levar de um anoitecer para um novo amanhecer, apenas as coisas boas, o bem realizado, a bondade manifestada e recebida. Não são poucos os que não dormem bem justamente por não se desfazerem dos ressentimentos. Pelo contrário, passam os anos guardando mágoas, impedindo a cicatrização de algumas feridas, contando sempre as mesmas decepções. O final de um dia deveria ser também o findar de tudo aquilo que não somou, que não fez bem. Não é complicado viver: basta ter um pouco de habilidade e de amor à vida.

Convém não abrir espaço para aqueles ressentimentos que já provocaram sofrimentos e que, agora, devem se despedir, da mesma forma como a noite se despede para acolher a chegada de um novo amanhecer. Buscar incansavelmente a luz para renovar a esperança. Viver é muito bom!

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros