Ferramenta online ajuda usuários do transporte público de Caxias a não perder tempo na parada - Geral - Pioneiro

Tecnologia24/11/2017 | 09h22Atualizada em 24/11/2017 | 09h22

Ferramenta online ajuda usuários do transporte público de Caxias a não perder tempo na parada

Disponível desde a primeira semana de novembro na cidade, o Google Transit é alimentado pela própria Visate

Ferramenta online ajuda usuários do transporte público de Caxias a não perder tempo na parada Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Quem depende do transporte público em Caxias do Sul já pode contar com o apoio da tecnologia para otimizar a rotina e não perder mais tempo esperando por um ônibus na parada. Disponível desde a primeira semana de novembro na cidade, a ferramenta Google Transit, acessível pelo site Google Maps, permite ao usuário encontrar informações sobre linhas, rotas, quantidade de paradas, distâncias e tempo até o destino final. Apesar de ainda ser pouco utilizada, a expectativa é de que a plataforma se popularize nos próximos meses e, inclusive, estimule o uso de ônibus.

Para quem faz uso frequente do serviço de mapas do Google, o assunto pode não parecer tão novo, porém, foi somente neste mês que a ferramenta passou a ser atualizada, em tempo real, com os horários de chegada e partida dos ônibus na cidade. A disponibilidade das informações surgiu após uma parceria entre a plataforma e a Visate, responsável pelo transporte municipal. Com GPS instalado em todos os ônibus, é possível mapear as 77 linhas da empresa.

— Em algum bairro onde o sinal de internet é fraco, o aplicativo não vai funcionar da forma ideal. Neste caso, o usuário vai conseguir ter uma parcial de tempo, sem saber se o ônibus está atrasado, por exemplo — pontua a coordenadora de infraestrutura da Visate, Marcia Jacobi.

Leia mais:
Em três meses, mais de 100 irregularidades foram registradas no transporte público de Caxias
Chegada do Papai Noel anima público no centro de Caxias do Sul
Local de confronto com a BM seria paradeiro de facção em Caxias do Sul

Além de facilitar a vida dos passageiros, o Google Transit também é um aliado à segurança: é comum ver pessoas sozinhas aguardando por um ônibus em paradas sem movimento. Sem contar que, por dia, usuários do transporte público consultados pelo Pioneiro afirmam que perdem, em média, 15 minutos esperando pelo coletivo. Esse tempo leva em consideração o desconhecimento dos passageiros sobre o horário em que determinada linha passa numa parada específica e os congestionamentos.

— Nem sempre eu saio de casa no horário certo e daí perco o ônibus e preciso ficar aguardando até que o próximo passe. Fico um pouco apreensiva, porque acabo ficando vulnerável a assaltos. Não sabia do aplicativo, mas certamente vou usar a partir de agora para conseguir me programar melhor — conta a nutricionista Annelise Fochesatto, 25 anos, que se desloca diariamente da área central até o bairro Salgado Filho.

A ferramenta, conhecida em vários países há quase uma década, é vista como um avanço para a cidade. Segundo o secretário de Trânsito Cristiano de Abreu Soares, a partir de agora abre-se um novo momento para os usuários do transporte.

— É uma tecnologia completamente usual e fácil, que já traz benefícios para quem utiliza. Na vida corrida que vivemos hoje, poder otimizar o tempo é algo fantástico. Sem contar que traz muita segurança para os passageiros — confia Soares. 

COMO FUNCIONA

:: É necessário estar conectado à internet (por wi-fi ou redes 3G e 4G).

:: Em seguida, basta acessar o aplicativo Google Maps (ou o link maps.google.com.br), inserir o local de saída e o destino (é importante deixar o sinal de localização ativado). 

:: Depois, basta clicar no ícone do ônibus para que três opções de itinerários apareçam. 

:: Ao selecionar a linha desejada, é possível consultar as paradas por onde o veículo vai passar e acompanhar, em tempo real, o deslocamento. 

:: A ferramenta também aponta, quando for necessário, quantos metros o usuário precisa caminhar para chegar, exatamente, no destino. 

:: O trajeto pode ser acompanhado pelo mapa.

Teste apontou 100% de acerto nas informações

O Google Transit não apenas ajuda a saber o horário em que o ônibus vai passar em determinada parada, como também seleciona os três melhores trajetos para o destino escolhido pelo usuário, levando em conta o tempo de viagem e o número de transferências ou paradas pelo caminho. Para Elenita Pinto Dutra, 32 anos, que frequentemente se desloca do bairro Diamantino até o Centro com o filho cadeirante, Cauã, 12, essa é uma das vantagens da ferramenta, mesmo sem ainda ter testado o serviço.

— Já aconteceu de chegar atrasada na fisioterapia, que é muito importante pro desenvolvimento do Cauã. Fora isso, é complicado quando perco o horário do ônibus, porque como ele é cadeirante, precisamos daqueles ônibus especiais. E aí, teve vezes que ficamos mais de 20 minutos esperando outro veículo — conta.

No teste feito pelo Pioneiro na semana passada, a ferramenta teve 100% de acerto: além de apontar o horário exato em que o ônibus passou na parada, o aplicativo também calculou o tempo que seria gasto até o destino final.

Apesar de o Transit determinar o tempo de acordo com a rua selecionada para o desembarque, o horário pode mudar de acordo com o fluxo de veículos. Essa informação pode ser acompanhada em tempo real.

— Gostei. Acho que desta forma vou conseguir me organizar melhor. Também acredito que vou ter mais segurança, até porque, muitas vezes, a gente precisa ir de ônibus até um bairro desconhecido e com a ferramenta vou saber melhor onde descer — acredita a estudante Suelen Souza Moraes, 23.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros