Estudantes do Cetec de Caxias do Sul participam de evento de ciências na Tunísia - Geral - Pioneiro

Estudos11/11/2017 | 08h59Atualizada em 11/11/2017 | 08h59

Estudantes do Cetec de Caxias do Sul participam de evento de ciências na Tunísia

 O passaporte para o evento foi obtido com a participação das alunas na Mostratec

Estudantes do Cetec de Caxias do Sul participam de evento de ciências na Tunísia Cetec / Divulgação/Divulgação
Foto: Cetec / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

 Três estudantes da Escola de Ensino Médio e Técnico (Cetec) da Universidade de Caxias do Sul se credenciaram a participar do Festival Internacional de Engenharia, Ciências e Tecnologia (I Fest), realizado na cidade de Monastir, na Tunísia. O passaporte para o evento foi obtido com a participação das alunas na Mostratec, a maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina, realizada em Novo Hamburgo entre os dias 23 e 27 de outubro. Com o trabalho "Utilização da Casca de Arroz incorporada a Polímero - Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento", Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti, da turma Y2, conquistaram o 2º lugar da Mostratec na categoria Gerenciamento do Meio Ambiente. A orientação da pesquisa científica foi realizada pelas professoras Andréia Gobbi e Tatiana Bisoto.

O tema de pesquisa surgiu depois que as alunas perceberam que a casca de arroz é um sério problema ambiental:  _ A casca de arroz é um resíduo que é encontrado em muita abundância na natureza e muitas vezes, durante o descarte, passa pelo processo de compostagem ou combustão, liberando gás metano, agente também responsável pelo aquecimento global. Quando utilizada como adubo é prejudicial, pois libera um ácido no solo _ explica Maria Eduarda.

O objetivo do trabalho foi desenvolver um material a partir da injeção de casca de arroz junto ao Polietileno de Alta Densidade, caracterizando esse novo material, que pode ser empregado na fabricação de vários objetos e dando um destino mais adequado ao resíduo casca de arroz. A pesquisa iniciou ainda no começo do ano, quando as estudantes passaram a realizar diversos testes no Laboratório de Polímeros da UCS, a fim de testar as propriedades do produto final.

Além da premiação na Mostratec e da credencial para levar o trabalho à Tunísia, as alunas também receberam convite para apresentar a pesquisa no International Science Project Olympiad - Engineering & Environment & Energy, em Istambul, na Turquia.

Na participação no festival da Tunísia, que ocorre de 16 a 24 de março de 2018, o trabalho concorrerá na categoria Ciência Ambiental, campo acadêmico multidisciplinar que integra ciências físicas, biológicas e de informação ao estudo do meio ambiente e à solução de problemas ambientais.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros