Confira o gabarito oficial do Enem 2017 divulgado pelo Inep - Geral - Pioneiro

Educação14/11/2017 | 16h30Atualizada em 14/11/2017 | 16h34

Confira o gabarito oficial do Enem 2017 divulgado pelo Inep

Em Caxias do Sul, mais de 9 mil estudantes participaram dos dois dias de provas

Confira o gabarito oficial do Enem 2017 divulgado pelo Inep Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As respostas podem ser conferidas no site do exame (enem.inep.gov.br). O material também pode ser acessado pelo aplicativo. No mesmo endereço, é possível fazer o download dos Cadernos de Questões. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis modelos de provas, de acordo com as cores do caderno. 

Leia mais:
Saiba os conteúdos que mais caem nas provas do Enem e quais acumulam mais erros
Prefeitura vai usar redes sociais para saber se população quer terceiro presídio em Caxias 
Em sete anos, sífilis infectou mais de 4 mil pessoas em Caxias do Sul

Neste ano, o exame foi separado em duas fases: no dia 5 de novembro os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas, além de produzirem uma redação com o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Neste dia os cadernos tinham as cores azul, amarelo, branco, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras). Já no segundo domingo, dia 12, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os cadernos deste dia eram nas cores amarelo, cinza, azul, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras). Em Caxias do Sul, mais de 9 mil estudantes participaram dos dois dias de provas.

A nota individual será divulgada apenas em 19 de janeiro de 2018. Como o Enem utiliza o método de avaliação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), as questões têm pesos diferentes, o que torna impossível prever a nota mesmo com a publicação do gabarito.

Provas com acessibilidade

Nesta edição, o Inep passa a fazer a divulgação dos cadernos de provas com acessibilidade (ampliada, superampliada, ledor e a videoprova em Libras). As provas ampliada e superampliada têm por base o caderno azul, no 1º dia, e o caderno amarelo, no 2º dia. O caderno laranja corresponde à prova do ledor e em braile, e deve apresentar a mesma sequência do caderno azul, no 1º dia, e do caderno amarelo, no 2º dia. 

O caderno verde foi o que acompanhou a videoprova traduzida em libras. Além dele, o Inep divulgará todo o conteúdo da videoprova em seu canal no Youtube, até 16 de novembro, como previsto. Isso permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem assim como os participantes ouvintes, em sua primeira língua.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros