Caxias do Sul sedia 3ª Semana Restaurativa a partir desta segunda-feira - Geral - Pioneiro

Justiça20/11/2017 | 08h00Atualizada em 20/11/2017 | 08h00

Caxias do Sul sedia 3ª Semana Restaurativa a partir desta segunda-feira

Evento terá palestras, cursos e mutirões de práticas restaurativas

Pioneiro
Pioneiro


O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa _ Caxias da Paz, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, promove a partir de hoje a III Semana Restaurativa em Caxias do Sul. A mobilização integra um movimento de diversos países que realizam, anualmente, atividades de celebração e propagação da Justiça Restaurativa no mesmo período.

—  Este é um ótimo momento para divulgar a nossa proposta e mostrar o trabalho que é feito no município, além de ser uma oportunidade para reunir as pessoas que fazem parte deste movimento, a fim de trocar experiências e aprendizados — explica a coordenadora do Programa Caxias da Paz, Eva Domingues.

Durante a semana serão realizadas diversas atividades como palestras, seminários, cursos, grupos de estudos, círculos de sensibilização, mutirões de práticas restaurativas e lançamentos e apresentações públicas de relatos de experiências.

A Justiça Restaurativa é um modelo não-punitivo baseado em valores que ajudem as vítimas a superar danos, sem castigo para as partes envolvidas, reconstruindo relações rompidas. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que autor e receptor do fato, familiares e comunidade possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz surgiu a partir da união entre o Judiciário, a prefeitura de Caxias do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Fundação Caxias. O Programa Caxias da Paz é composto pelo Conselho Gestor, Comissão Executiva, Núcleo de Justiça Restaurativa, Centrais de Pacificação Restaurativa, Comissões de Paz e Voluntários da Paz.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, dia 20
:: 18h: abertura oficial no auditório da prefeitura, seguido de formatura da turma VI de voluntários da paz, lançamento e-book do Programa Caxias da Paz e palestra "Os avanços da JR no Brasil e no mundo - O que mais temos a aprender?'' com o juiz Leoberto Brancher. 

Terça-feira, dia 21
:: 10h, 14h e 16h: painel "Justiça Restaurativa: uma nova forma de fazer justiça" na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul com Daiane Carbonera.
:: 19h: painel "Justiça Restaurativa: Comunicação Não-Violenta e Inteligência Emocional" no auditório do Bloco E, sala 305, no campus-sede da UCS, com Dominic Barter (a entrada é um quilo de alimento). Inscrições devem ser feitas com a OAB Caxias do Sul, pelo telefone 3027-2330 ou pelo e-mail comunicacao1@oabcaxias.org.br.

Quarta-feira, dia 22
:: 13h: seminário de Boas Práticas Restaurativas na Educação no Plenário Câmara de Vereadores.

Quinta-feira, dia 23*
:: 8h30min: 3º Encontro da JR Prisional
:: 9h45min: palestra "Desistência Criminal e Prisões Restauradas", com Marcos Rolim  
:: 14h: palestra "Justiça Restaurativa e Sistema Prisional Brasileiro: limites e possibilidades", com Raffaella Pallamolla
:: 16h30min: apresentação das atividades realizadas em Caxias do Sul, Programa de Justiça Restaurativa na Execução Penal

*As atividades ocorrem no Salão do Júri, no Fórum de Caxias do Sul

Sexta-feira
::
Jantar de Celebração no Restaurante Don Augusto (ingressos antecipados no núcleo da Justiça Restaurativa ou no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Informações pelos telefones 3218-2100 e 3218-2324.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros