Após dois anos, FenaMassa, de Antônio Prado, volta ao cenário de eventos da Serra - Geral - Pioneiro

Gastronomia10/11/2017 | 10h00Atualizada em 10/11/2017 | 10h00

Após dois anos, FenaMassa, de Antônio Prado, volta ao cenário de eventos da Serra

Festival inicia nesta sexta-feira, com expectativa de atrair 20 mil pessoas

Após dois anos, FenaMassa, de Antônio Prado, volta ao cenário de eventos da Serra Stúdio D'Avila/Divulgação
Foto: Stúdio D'Avila / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes em oito dias de festa, o Festival Nacional da Massa  (FenaMassa) começa hoje, a partir das 17h, em Antônio Prado. O evento, que ocorreria em 2016, foi transferido para este ano e passará a ser bienal a partir desta edição.  O festival se estende até o dia 19, no Centro Histórico do município. 

 — A expectativa e a ansiedade estão bem grandes, porque são dois anos que estamos sem o evento. Devido à situação econômica, não fizemos o ano passado. E agora, a partir de amanhã (hoje), vai ser a realização de todo um trabalho que vem sendo construído ao longo ano. Estamos com expectativas muito boas —  prospecta o presidente da FenaMassa, Gustavo Samuel Giulian. 

A entrada no evento é gratuita.  A estrutura de 4 mil metros quadrados é coberta e conta com praça de alimentação, espaço do vinho, palco, além de oficinas gastronômicas, área infantil e 42 expositores de móveis, indústrias de massas e de decoração.

 — Pelo menos 90% dos expositores de móveis e decoração são de Antônio Prado. Mas também teremos empresas de Flores da Cunha. A parte gastronômica é toda daqui, desde a água até a farinha da massa. Cinco restaurantes irão servir sequência de massas e outras coisas típicas. Tem também o espaço da pizza, dos lanches e sucos — destaca Giulian.

Além de se deliciar com o carro-chefe do evento, os visitantes poderão participar de oficinas gastronômicas gratuitas e literalmente pôr a mão na massa. Já a programação cultural conta com mais de 100 atrações, que vão desde apresentações teatrais, de dança e shows com artistas como César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Marenco. 

Nesta sexta-feira, a programação terá show do tenor Dirceu Pastori, no palco 2, a partir das 19h30min. Após, quem fecha a primeira noite é o espetáculo Show Time. Já para amanhã, uma atividade deve reunir diversão e gastronomia a partir do meio-dia. O público é convidado a participar do concurso  O Maior Comedor de Tortéi. O requisito principal é que o participante coma, no mínimo 40 unidades, para não pagar a refeição. Em 2015, o vencedor comeu  110 tortéis, cerca de dois quilos do alimento. É necessário se inscrever antecipadamente para participar da prova. 

*** Charles-Mix Massas ***Fotos para o Mix sobre massas e molhos.Prato de Penne ao Molho de Salmão Defumado
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

SERVIÇO

O quê: Fenamassa
Quando: até o dia 19. Às quintas e sextas-feiras, funciona das 18h às 22h. Aos sábados, domingos e feriado, o horário é das 10h às 22h.
Onde: Centro histórico de Antônio Prado.
Quanto: entrada gratuita.
Informações: no site fenamassa.com.br ou pelo telefone (54) 3293-1609.

CAXIAS DO SUL

18ª Exposição Regional de Orquídeas 

Com a missão de difundir informações sobre cultivo, manejo e cuidado com orquídeas, além de promover a integração entre colecionadores e orquidófilos, será realizada neste final de semana a 18ª Exposição Regional de Orquídeas. A feira tem entrada gratuita e ocorre no salão paroquial da Igreja Santa Catarina (Rua Matteo Gianella, 1.292, bairro Santa Catarina). Para o público em geral, haverá venda de mais de 6 mil plantas, de 70 expositores. No sábado, a exposição funciona das 13h às 20h; no domingo, das 9h às 18h. Haverá estacionamento gratuito no local. A atividade é promovida pelos Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (Orca) e pela Federação Gaúcha de Orquidófilos — Núcleo Serra.  

Brechó Chicão 

Você quer uma oportunidade de ajudar os bichinhos da região e ainda adquirir produtos baratinhos? Basta conferir o Brechó Chicão, que ocorre neste domingo. A feira terá opções de vestidos e trajes de festa, além dos produtos tradicionais, como roupas, calçados, livros e objetos de decoração. O Brechó Chicão prossegue até quarta-feira, dia 15, e funciona a partir das 8h, sem fechar ao meio-dia, no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Bazar do Bem

Outra oportunidade de praticar a solidariedade é o 2º Bazar do Bem, que auxiliará o menino Christopher da Luz Guasque, sete anos, que possui microcefalia, deficiência visual e é cadeirante. O bazar ocorre na loja Gigi Arte&Café, na Rua José João Cruz, 139, bairro Pio X, neste sábado, das 9h às 19h. Haverá venda de artesanato, roupas e comida. Parte do valor das vendas será revertida para o compra de fraldas para o menino. 

BENTO GONÇALVES

1º Domingo no Parque 

O Fundaparque, localizado na Alameda Fenavinho, 481, sedia o 1º Domingo no Parque. Haverá shows, presença de food trucks, beer truck, exposição de veículos antigos, corridas de kart e motos, atividades radicais, entre outros. A entrada é R$ 5 e o evento inicia às 10h.

Sparkling Night Run 2017 

No sábado, Bento Gonçalves seria a 4ª edição da Sparkling Night Run, a mais charmosa corrida noturna da Serra. A partir das 20h30min, os cerca de 600 participantes estarão reunidos na Via Del Vino, onde ocorre a largada (e também a chegada) da prova, com duas opções de modalidade de percurso — cinco ou 10 quilômetros —, com participação individual ou em dupla. Mesmo quem não é atleta pode aproveitar a Sparkling Night Run para curtir Bento Gonçalves, já que as ruas centrais serão palco de uma animada celebração enogastronômica com a presença de food trucks e wine bar comercializando massas e vinhos (veja a relação dos participantes abaixo). Promovido pela Orquídea, o evento gastronômico faz alusão ao Dia Mundial do Macarrão (25 de outubro) e homenageia os 50 anos da realização da primeira Fenavinho. O acesso será livre ao público, que só pagará o que consumir. A estrutura será armada no entorno da Via del Vino, a partir das 18h e ficará em funcionamento até as 23h. Informações no site sparklingnightrun.com.br.

FLORES DA CUNHA

14º Encontro de Veículos Antigos

Raridades automotivas estarão estacionadas na Praça da Bandeira neste final de semana durante o 14º Encontro de Veículos Antigos. As inscrições custam R$ 40 por veículo, com direito a um kit do evento. 

Haverá food trucks, shows e premiações para os participantes. A visitação é gratuita. O evento abre às 9h no sábado. A programação de domingo se inicia às 9h e termina às 17h30min.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros