Bento Gonçalves tem quase mil imigrantes cadastrados em serviços de assistência social - Geral - Pioneiro

Haitianos e senegaleses08/10/2017 | 13h40Atualizada em 08/10/2017 | 13h40

Bento Gonçalves tem quase mil imigrantes cadastrados em serviços de assistência social

Ação comunitária com orientações para estrangeiros ocorre neste sábado

Bento Gonçalves tem quase mil imigrantes cadastrados em serviços de assistência social Betina Humeres/Agencia RBS
Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

O Cadastro Único tem 707 famílias imigrantes registradas em Bento Gonçalves. O dado é referente ao mês de agosto. Segundo a Secretaria de Assistência Social, são 921 pessoas cadastradas no total. Esse é o único registro que o município dispõe sobre o número de imigrantes que chegaram à cidade nos últimos anos. A maior parte são haitianos e uma parcela menor é de senegaleses. As informações são da Gaúcha Serra. 

Leia mais:
Homem e mulher são esfaqueados em bar de Garibaldi
Nova casa de festas de Caxias aposta em atrativos para filhos e pais

O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), com sede em Caxias do Sul, verificou que Bento Gonçalves é um dos municípios da região com número expressivo de estrangeiros que precisam de auxílio. Por isso, a cidade recebeu neste sábado uma ação comunitária que forneceu orientações jurídicas, explicações sobre como acessar a rede de proteção do município e dicas sobre como conseguir inclusão no mercado de trabalho. 

O educador social do Centro de Atendimento ao Migrante Josimar Lucas do Nascimento diz que o objetivo é mapear a rede de proteção no município e proporcionar aos imigrantes o acesso a direitos que desconheçam.

As ações do CAM começaram a ser desenvolvidas na semana passada. O projeto é possível por causa de uma verba destinada pelo Ministério da Justiça. A próxima atividade está prevista para ocorrer na Estação Férrea de Caxias do Sul, no dia 5 de novembro.

O projeto inclui iniciativas na área da educação e qualificação profissional em outros três municípios que tem um número expressivo de imigrantes: Serafina Corrêa, Nova Araçá e Flores da Cunha. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros