Robôs criados e manipulados por crianças e adolescentes são atração em competição em Caxias - Geral - Pioneiro

Torneio16/09/2017 | 10h59Atualizada em 16/09/2017 | 11h02

Robôs criados e manipulados por crianças e adolescentes são atração em competição em Caxias

Estudantes de Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Veranópolis e Montenegro participam de competição neste sábado

Robôs criados e manipulados por crianças e adolescentes são atração em competição em Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Aliar a tecnologia ao ensino dentro da sala de aula parece algo futurista quando se pensa na realidade educacional do Brasil. Para provar que é possível integrar a robótica à rotina dos estudantes, a Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul, promove neste sábado a quarta edição dos Jogos Robóticos, com a participação de 23 equipes de Caxias do Sul e outras três cidades da região.

Leia mais:
Após sobreviver ao furacão Irma, família chega em Caxias do Sul
Lixo acumulado a céu aberto em Caxias deve ser recolhido até segunda-feira

A intenção é unir a criatividade da gurizada no desenvolvimento de robôs em uma atividade saudável de aprendizado e integração. Esta edição contará com estudantes de Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Veranópolis e Montenegro, todos das séries finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Os participantes são divididos em dois níveis.

— A gente iniciou com um torneio interno em 2010. Participávamos de campeonatos fora e não havia competidores da região. Por isso, resolvemos transformar as atividades internas em Jogos Robóticos para estimular que outras escolas também se mobilizassem, Já estamos na quarta edição e com cada vez mais participantes — avalia a coordenadora dos Jogos, Alexandra Colvara.

As 23 equipes estarão envolvidas em competições com a temática dos quatro elementos da natureza: fogo, ar, terra e ar. As competições ocorrerão em arenas montadas sobre mesas de madeira. Em grupos, os alunos terão que programar os equipamentos para realizar atividades como uma luta de sumô, onde o objetivo é fazer com que o robô derrube o oponente o mais rápido possível.

— O aluno tem a possibilidade de aplicar o aprendizado na prática. Acaba tornando o conhecimento mais atrativo, foi isso que me atraiu e que atrai muitos outros estudantes — comenta Bruno Nunes Silva, 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio, que atuará na coordenação das atividades deste sábado.

Os Jogos Robóticos são abertos ao público e seguem das 9h às 17h, na Rede Caminho do Saber (Rua Guerino Sanvitto, número 814, Villagio Iguatemi). A expectativa é que o evento reúna cerca de 600 pessoas. O acesso à escola será feito pela entrada dos fundos.


O QUE É

Os robôs usados na competição deste sábado foram criados em sala de aula. Da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, os alunos da Caminho do Saber usaram uma linha de peças da Lego Educacional, que vem da Dinamarca, para construir as pequenas máquinas..

 No nível 2, que envolve os alunos do Ensino Médio, os equipamentos são mais elaborados, não sendo restrito somente à linha da Lego. Os estudantes puderam utilizar materiais como arduíno e sucata. Todos os robôs possuem pequenos motores alimentados por energia elétrica.


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros