Professores e comunidade escolar protestam no centro de Caxias - Geral - Pioneiro

Manifestação21/09/2017 | 20h43Atualizada em 21/09/2017 | 21h07

Professores e comunidade escolar protestam no centro de Caxias

"Caminhada luminosa" organizada pelo Cpers busca conscientizar população sobre a greve da categoria

Professores e comunidade escolar protestam no centro de Caxias Lucas Demeda/Agência RBS
Foto: Lucas Demeda / Agência RBS

Cerca de 100 manifestantes participam de uma caminhada luminosa pelo centro de caxias do Sul na noite desta quinta-feira (21). O ato é organizado pelo  Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato).

O trajeto iniciou na Escola Estadual Presidente Vargas, seguiu até a Rua do Guia Lopes pela Rua Bento Gonçalves e retornou pela Avenida Júlio até a Praça Dante Alighieri. Os manifestantes carregam velas e lanternas com o intuito de chamar a atenção da população.

Leia mais:
Professores de Caxias realizam atividades em prol da educação até o final da semana
Greve em escolas estaduais de Caxias do Sul pode seguir até fim do mês

De acordo com David Carnizella, diretor-geral do 1° Núcleo do Cpers em Caxias, a manifestação busca angariar apoio para o movimento dos professores de escolas estaduais, que lutam contra o parcelamento dos salários. 

— O movimento está crescendo cada vez mais, não só entre os professores, mas a gurizada e o pessoal da comunidade entendeu e se uniu — declara.

A auxiliar de limpeza Roberta Maia, 28, foi uma das mães que se uniu ao movimento dos professores.

— Lutamos para que eles recebam e as aulas voltem, nossos filhos estão sem escola e isso atrasa muito o aprendizado — reclama a mãe de Vitória, nove, e Evelin, 12, alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ivanyr Marchioro, no bairro Jardelino Ramos. 

De acordo com o diretor-geral do Cpers, já são 52 escolas estaduais em greve na região da Serra, 28 delas paradas totalmente. Carnizella diz que outro ato semelhante será realizado pelos professores em Caxias do Sul às 15h30 desta sexta-feira (22), também passando pelo centro da cidade.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros