Nova Prata se torna referência em oftalmologia para 30 municípios do Estado - Geral - Pioneiro

Saúde12/09/2017 | 15h23Atualizada em 12/09/2017 | 15h27

Nova Prata se torna referência em oftalmologia para 30 municípios do Estado

Serão cerca de 650 consultas realizadas por mês

Nova Prata se torna referência em oftalmologia para 30 municípios do Estado Vanice Dal Magro/ACPMNP
Foto: Vanice Dal Magro / ACPMNP
Angela Salvallaggio

angela.zorzi@rdgaucha.com.br

Nova Prata se tornou referência em oftalmologia para moradores de 30 municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em uma reunião realizada na segunda-feira na 5ª Coordenadoria de Saúde, com sede em Caxias do Sul.  As informações são da Gaúcha Serra

Leia mais:
Número de prisões cresce em Caxias do Sul pela primeira vez em cinco anos
Rotatória de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, não deve ser concluída até outubro
Mais da metade das escolas registra adesão à greve de professores da rede estadual em Caxias  

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Prata, Geni Prescendo Tonin, o município é referência para 315 mil pessoas. Serão cerca de 650 consultas por mês, além de 80 a 100 cirurgias mensais realizados por meio do SUS.

Nova Prata já era referência, desde de dezembro de 2015, para 21 municípios. Agora, passa a atender também a região dos Campos de Cima da Serra, abrangendo os municípios de Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Vacaria, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, Jaquirana e São José dos Ausentes.

A prefeitura de Vacaria também vinha pleiteando a clínica, mas a falta de recursos faz com que os moradores tenham de se deslocar para Nova Prata. Segundo o secretário de Saúde de Vacaria, Douglas Firmino Borges, a verba de R$ 275 mil recebida pelo Governo do Estado é baixa para se realizar atendimento de oftalmologia no município. O secretário ainda diz que Vacaria tem 400 cirurgias de catarata e 1500 consultas atrasadas. Ele avalia que, apesar da necessidade do deslocamento de 95 quilômetros, o atendimento em Nova Prata é bem-vindo.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros