Memória: Torneios de xadrez em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Jogo18/09/2017 | 14h09Atualizada em 18/09/2017 | 14h09

Memória: Torneios de xadrez em Caxias do Sul

A premiação foi realizada na loja Fedrizzi Esportes, em setembro de 1982

Memória: Torneios de xadrez em Caxias do Sul luis Carlos Leite/Agencia RBS
Raul Fedrizzi parabenizou os vencedores do torneio em 1982 Foto: luis Carlos Leite / Agencia RBS

Caxias do Sul exibe uma estrutura cultural muito forte nas opções de lazer e esportes variados. Tradicionalmente, o Clube Juvenil desempenha uma função social importante na promoção de jogos de xadrez. As páginas da imprensa local testemunham inesquecíveis eventos que mobilizaram delegações, clubes e empresários na organização de competições. Entre os momentos marcantes, destaca-se o Torneio Aberto de Xadrez, promovido pelo Clube Juvenil nos meses de julho e agosto de 1982. O certame contou com patrocínio da Fedrizzi Esportes, da Metalúrgica Gazola e da Tabuleiros Xalingo. Participaram escolas, clubes e associações empresariais.

A premiação foi realizada na loja Fedrizzi Esportes, em setembro de 1982. Na imagem, percebe-se o empresário Raul Fedrizzi parabenizando os vencedores em várias categorias. Fedrizzi, que foi um dos grandes incentivadores da sociabilidade dos esportes, sendo presidente do Recreio da Juventude, salientou a riqueza do xadrez no desenvolvimento do raciocínio. Diante de Fedrizzi estão Kleber Fasoli, representante do Pioneiro, e os vencedores Santo Machado (AABB), Luís Pascoal (Randon), Alberto Carneiro (A.A. Randon) e Vilson Dalla Vechia (Clube Juvenil).

Geração promissora no xadrez

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (14/09/2017) Xadrez no Clube Juvenil.  NA FOTO,O ENXADRISTA  JOSÉ RODRIGO GAZOLA, EM 15 DE JULHO DE 1982.  (Roni Rigon/Pioneiro).
José Rodrigo Gazola marcou época no xadrezFoto: Luis carlos Leite / Agencia RBS

José Rodrigo Gazola integrou uma geração promissora no mundo do xadrez. No final da década de 1970, o jovem participou intensamente dos torneios. Influenciado e orientado pelo pai, Julio Gazola, o estudante era uma referência na imprensa caxiense. Em julho de 1982, José Gazola participou de uma simultânea com o mestre Claudius Von Ryensdyk. Caxias possuiu uma proximidade forte com as competições e personalidades do xadrez nacional e mundial. Em 1982, Julio Gazola era vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, cuja influência permitia agregar uma estrutura de alto nível nos torneios locais. 

Match da Amizade no Clube Juvenil

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (14/09/2017) Xadrez no Clube Juvenil.  NA FOTO, TORNEIO DE XADREZ NO CLUBE JUVENIL, EM 22 MAIO DE 1979.  (Roni Rigon/Pioneiro).
Disputa com uruguaios visou aprimorar o conhecimento do xadrezFoto: Foto Scalco / Agencia RBS

Muitas competições de xadrez foram promovidas pelo Clube Juvenil. Nos dias 18 e 19 de maio de 1979, foi realizado o Match da Amizade, cuja promoção integrou competidores locais e do Uruguai. Na imagem, percebe-se os enxadristas caxienses e uruguaios participando de um salutar intercâmbio competitivo. O empresário caxiense Julio Gazola, presidente da Federação Gaúcha, incentivava a disputa com o objetivo de aprendizado.

Em maio de 1979, também destacou-se um curso de xadrez promovido pela Universidade de Caxias do Sul. As lições em 40 horas eram ministradas no Bloco A. O aluno recebia um certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Universitárias. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros