Memória: As virtudes do libanês Alfred Sehbe - Geral - Pioneiro

Indústria19/09/2017 | 08h00Atualizada em 19/09/2017 | 09h09

Memória: As virtudes do libanês Alfred Sehbe

No setor de vestuário, o Grupo Kalil Sehbe evidenciou-se como uma das principais organizações

O desenvolvimento de Caxias do Sul foi construído por pessoas dedicadas e comprometidas com o bem estar social. Poucos municípios do país agregam uma grande diversidade produtiva, garantindo uma economia diversificada e atraentes oportunidades de empregos. Na terra da indústria vinícola e metalurgia, também prosperou fábricas têxteis, farmacêutica, química, bebidas, gráficas, madeireiras, vidraçaria, malharias  e componentes automotivos. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (17/04/2017) Libanês Kalil Sehbe.  Em 1927 o imigrante libanês kalil Sehbe fundava uma promissora confecção de roupas, tornando-se a gigante Organizações Alfred.  NA FOTO, ALFRED SEHBE, FILHO DE KALIL.   (Roni Rigon/Pioneiro).
Foto: Geremia / Agencia RBS

No setor de vestuário, o Grupo Kalil Sehbe evidenciou-se como uma das principais organizações, cuja fundação realizou-se em 1927. A evolução desta empresa contou com a contribuição do jovem Alfred Sehbe, personagem que teve um papel relevante na administração. 

Nascido em Boston, nos Estados Unidos, em 1911, Alfred era filho de Badia Abizaid e do libanês Kalil Sehbe. Apesar de ter vivido um dramático processo imigratório na infância, onde teve que enfrentar as fortes diferenças culturais entre Estados Unidos, Líbano e Brasil, Alfred integrou-se de alma e coração ao seu definitivo domicílio caxiense.

O jornalista Duminiense Paranhos Antunes, na obra Documentário Histórico de Caxias do Sul (1950), dedicou uma página ao laborioso Alfred Sehbe, que surpreendeu a sociedade caxiense ao morrer na plenitude de sua gestão na empresa familiar, no dia 16 de junho de 1946.

Marca Alfred no topo da empresa

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (17/04/2017) Libanês Kalil Sehbe.  Em 1927 o imigrante libanês kalil Sehbe fundava uma promissora confecção de roupas, tornando-se a gigante Organizações Alfred.  NA FOTO, MAJESTOSO PRÉDIO DA EMPRESA, EM 1957, QUANO ERA CELEBRADO  30 ANO DE ATIVIDADES.    (Roni Rigon/Pioneiro).
Foto: Geremia / Agencia RBS

A presença física de Alfred Sehbe deixou familiares e amigos no auge de sua vida. No entanto, o reconhecimento pelo empresário acabou transformando-se numa marca famosa da indústria caxiense. No majestoso edifício inaugurado em janeiro de 1951, a emblemática marca estava fixada na fronte do prédio localizado na rua Sinimbu com Marechal Floriano. Posteriormente, também denominou uma rede de hotéis em Caxias, Porto Alegre e Torres. Hoje, uma rua do bairro Cristo Redentor homenageia o americano, descendente de libaneses.

Alfred no mundo da moda

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (17/04/2017) Libanês Kalil Sehbe.  Em 1927 o imigrante libanês kalil Sehbe fundava uma promissora confecção de roupas, tornando-se a gigante Organizações Alfred.    NA FOTO, ESTANDE NA FESTA DA UVA, DÉCDA DE 1980.   (Roni Rigon/Pioneiro).
Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

A etiqueta Alfred orgulha a história do vestuário caxiense. Milhões de peças de roupas com esta marca vestiram pessoas no Brasil e no Exterior. O nome Alfred, que prosperou no mercado mundial, talvez tenha uma relação com a circunstância do imigrante homenageado, que na infância fez longas travessias com sua família, fugindo da guerra e adversidades e buscando sossego para trabalhar e construir uma Caxias exuberante. Na imagem, percebe-se o estande com os produtos Alfred na Festa da Uva de 1986.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros