Memória: 130 anos da família Lazzari no Brasil - Geral - Pioneiro

Encontro11/09/2017 | 10h25Atualizada em 11/09/2017 | 10h25

Memória: 130 anos da família Lazzari no Brasil

No próximo 26 de novembro será realizado o primeiro encontro da família no município de Fagundes Varela.

Memória: 130 anos da família Lazzari no Brasil José Lazzari/Acervo pessoal
Foto: José Lazzari / Acervo pessoal

Pietro Angelo, filho único de Paolo Lazzari e Teresa Mattei Bernuzzi, nasceu em 12 de julho de 1861 na comuna de Motta Baluffi, Itália. Vivendo toda a infância e adolescência com seus pais, casou-se em 23 de novembro de 1882, aos 21 anos de idade, com Anna Maria Margini, filha de Leonardo Margini e de Catterina Guarnieri de Solarolo Monasterolo. Casados, os dois residiram durante um tempo com o pai de Anna na Via Pieve Gurata, localidade na Itália conhecida hoje como Via Roglio, onde tiveram o primeiro filho, Ettore Vincenzo, em 9 de agosto de 1883. 

Leia mais
1º Encontro da Família Vebber
A Brasdiesel na história caxiense
O champagne de Manoel Peterlongo
Campeonato de handebol de 1974 

Algum tempo depois, em 14 de maio de 1885, nasceu a segunda filha, Teresa Catterina. Em 23 de junho de 1886, nasceu, então, o terceiro filho, Giuseppe Antonio, já em nova moradia, na Via Argine Casalmagiore, hoje conhecida na Itália como Strada Comunale 8, última morada da família antes de emigrar para o Brasil.

Com a sobrevivência ameaçada em razão da crise que assolava a Itália, Pietro Angelo e sua família, juntamente com o sogro, viajaram para o Brasil. Pietro Angelo com 26 anos, Anna Maria com 27, Ettore Vincenzo com quatro, Teresa Catterina com três, Giuseppe Antonio com um ano, o sogro Leonardo com 60 anos e sua esposa Catterina com 62. Todos saíram de Motta Baluffi, Itália, em data indeterminada, e percorreram um trecho de 23,6 km a pé até Cremona. De lá, embarcaram num trem até o porto de Genova, em Milão. Em 19 de outubro de 1887, embarcaram no Piróscafo Paraguay, e aportaram na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1887. Feita a triagem neste local, embarcaram no navio Rio Pardo com destino à Porto Alegre. No percurso, em alto mar, nasceu o quarto filho do casal, Marina Riopardo: Marina por ter nascido no mar e Riopardo em homenagem à embarcação que os transportava. 

Em Porto Alegre, embarcaram num navio menor, fazendo um percurso até o porto fluvial de São João de Montenegro. De lá, percorreram a pé ou a cavalo um trecho de 110 km até Alfredo Chaves, hoje conhecida como Veranópolis, onde Pietro Angelo foi morar no lote 94 e Leonardo Margini no lote 96, pertencentes a Linha Marques do Herval, da localidade de Bela Vista, hoje município de Fagundes Varela. No local, nasceram mais seis filhos do casal: Leonardo Francesco, Leonardo Santo, Pascoa Maria, Catarina, Paulo Cataldo e Albina.

Comemoração

130 anos da Familia Lazzari no Brasil
Foto: José Lazzari / Acervo pessoal

No próximo 26 de novembro será realizado o primeiro encontro da família de Lazzari, na Capela Nossa Senhora das Graças da Linha Marques do Herval, município de Fagundes Varela. A programação tem início às 10h, com o descerramento de um memorial alusivo aos 130 anos da chegada do casal Pietro e Anna ao Brasil. Depois, às 11h, ocorre a missa solene, seguida do almoço de confraternização, às 12h. O evento será organizado pelos integrantes da família que vivem em Fagundes Varela. Todos os descendentes de Pietro Angelo estão convidados a participar, devendo confirmar presença até o dia 10 de novembro. Para mais informações sobre o evento, entrar em contato com José Lazzari pelo telefone (51) 999610377, ou pelo e-mail jose.lazzari.netto@gmail.com.

Fonte

As informações desta coluna foram uma contribuição de José Lazzari.

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros