Memória: 1º Encontro da Família Vebber - Geral - Pioneiro

Reunião03/09/2017 | 20h39Atualizada em 03/09/2017 | 20h43

Memória: 1º Encontro da Família Vebber

O encontro foi organizado por integrantes caxienses da família

Memória: 1º Encontro da Família Vebber Acervo Maura Borges/Arquivo pessoal
Foto: Acervo Maura Borges / Arquivo pessoal

O destino das famílias Viezer e Vebber, imigrantes que vieram de Vigo di Ton, Itália, foi entrelaçado em Caxias do Sul. O primeiro passo dessa união foi o casamento de Amalia Maria Viezer, nascida em 15 de fevereiro de 1890, filha de Giuseppe Viezer e Augusta Isoton, com Carlos Estevão Veber, nascido em 26 de dezembro de 1886, filho de Benjamin Veber e Maria Zurlo.

Leia mais
Modernidade nos postos caxienses
O champagne de Manoel Peterlongo
A tradição de cortes de carnes da família Oliboni 
A indústria caxiense atuante na Bahia

Amalia Maria e Carlos casaram-se em 9 de junho de 1910, na paróquia Santa Teresa D¿Ávila em Caxias do Sul. Na época, ele tinha 23 anos, ela 20. Eles se estabeleceram em Nossa Senhora do Rosário e tiveram sete filhos: Severina Vebber, casada com Constante Viecelli, com quem gerou quatro filhos; Adelaide Vebber casada com Mario Vaccari, também com quatro filhos; Almiro Vebber casado com Gemma Lioncio, com dois filhos; Cezira Vebber casada com Henrique Misturini, também com dois filhos; Pierina Vebber casada com Américo Angonese, sendo pais de duas filhas; Gema Vebber casada com Antônio D¿Agostini, com sete filhos no matrimônio, e Olga Vebber, casada com Carlos Tonietto, com três filhos.

O casal trabalhou, durante muitos anos, como agricultor. Porém, Carlos faleceu jovem, em 10 de agosto de 1925, aos 38 anos, deixando Amalia Maria e os sete filhos. A viúva seguiu trabalhando na roça até se mudar para o bairro Pio X, onde residiu até o fim da vida. Amalia Viezer faleceu em 10 de outubro de 1963, aos 73 anos.

Comemorações

Foto: Acervo Maura Borges / Arquivo pessoal

No último sábado, 2 de setembro, a família realizou o 1º Encontro da Família Vebber, reunindo dezenas de descendentes residentes em Caxias do Sul e em diversas cidades ao redor do mundo para prestigiar a história de vida dos precursores Amalia Maria Viezer e Carlos Estevão Veber. O encontro foi organizado por integrantes caxienses da família. 

A programação teve início às 11h, com recepção, identificação dos participantes e apresentação formal das atividades do encontro. O almoço ocorreu ao meio dia, na sede da empresa ARWI. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros