Desfile cívico retorna à praça Via del Vino em Bento e 12 mil assistem - Geral - Pioneiro

7 de setembro07/09/2017 | 15h20Atualizada em 07/09/2017 | 15h33

Desfile cívico retorna à praça Via del Vino em Bento e 12 mil assistem

Os 50 anos da Fenavinho foram retratados no desfile

Desfile cívico retorna à praça Via del Vino em Bento e 12 mil assistem Kévin Sganzerla/Divulgação
Foto: Kévin Sganzerla / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Bento Gonçalves também apostou em retomar um antigo endereço para o desfile cívico neste ano. O cenário para a apresentação da comunidade voltou a ser a Rua Marechal Deodoro, importante via que concentra o principal cartão-postal da cidade, a praça Via del Vino com seu chafariz de vinho. O desfile iniciou na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva e se encerrou na Igreja Santo Antônio. O público total divulgado pela prefeitura é de 19 mil pessoas. Destas, 7 mil estavam desfilando.

Leia mais:
Desfile de 7 de Setembro leva cerca de 12 mil pessoas à Rua Sinimbu, em Caxias

— Nós aproximamos o desfile da comunidade ao retomar para o Centro e, para nós, isto é muito representativo. Fazia tanto tempo que não acontecia ali que, quando criança, eu já assistia ao desfile na Avenida Oswaldo Aranha —lembra o prefeito Guilherme Pasin (PP).

Público lotou as ruas centrais de Bento Gonçalves Foto: Laura Kirchhof / Divulgação


 Além da ideia de aproximação do público, a intenção era também homenagear os 50 anos da primeira edição da Fenavinho, tema do desfile. A prefeitura não soube precisar há quantos anos a Avenida Oswaldo Aranha sediava o desfile, mas sabe-se que na época das primeiras edições da Fenavinho, realizadas desde 1967, havia distribuição de vinho na Via del Vino. 

Por isso, o primeiro presidente da festa, o empresário Moysés Michelon desfilou em posição de destaque. Ao término do desfile, o prefeito extinguiu a Chama da Pátria, e iniciou-se os Festejos Farroupilhas com a chegada da Chama Crioula.

Pelo menos cinco mil pessoas assistiram às comemorações em Farroupilha. O público conferiu as homenagens cívicas na Coronel Pena de Moraes.

Em Farroupilha, pelo menos 5 mil pessoas assistiram ao desfile Foto: Neimar de Cesero / Divulgação
 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros