Defesa Civil da Serra receberá drone para ações de prevenção e atendimento de ocorrências  - Geral - Pioneiro

Tecnologia06/09/2017 | 14h59Atualizada em 06/09/2017 | 15h00

Defesa Civil da Serra receberá drone para ações de prevenção e atendimento de ocorrências 

Estado comprará ao todo 11 dispositivos que serão distribuídos em todas as regiões 

Defesa Civil da Serra receberá drone para ações de prevenção e atendimento de ocorrências  Mauro Vieira/Agencia RBS
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

A Defesa Civil da Serra receberá um dos 11 drones que serão comprados pelo Estado com recursos do Banco Mundial. Conforme o subchefe estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Jarbas Ávila, o dispositivo permitirá fazer o mesmo trabalho que um helicóptero faz no monitoramento de áreas, porém com custo muito menor. A hora de vôo de um helicóptero para o Estado varia hoje entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil, dependendo do modelo empregado e das condições do tempo. As informações são da Gaúcha Serra.

O valor de cada drone ainda não está confirmado porque a compra será pela modalidade de pregão eletrônico, que estimula as empresas a oferecerem o menor valor de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pelo Estado. Dos 11 drones haverá um para cada uma das nove coordenadorias regionais, um para a central e outro de reserva.

Leia também
Adesão à greve dos professores é baixa na Serra 
Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Independência

Conforme o coronel, os drones transmitirão imagens em tempo real para a central em Porto Alegre. Eles podem ser utilizados tanto para avaliação de áreas de risco quanto para auxiliar no atendimento a populações atingidas por eventos adversos - como, por exemplo, na visualização de áreas impactadas.

Em testes feitos com drones emprestados pela Receita Federal, o coronel afirma que os equipamentos percorreram uma distância de dois quilômetros com funcionamento normal enviando imagens em tempo real. Com esse emprego, a duração estimada de cada bateria passa um pouco dos 20 minutos.

As propostas do pregão serão reveladas no dia 25 de setembro. A partir da aquisição dos drones, os dispositivos têm uma previsão de entrega em até três semanas. O treinamento das equipes será feito por um capitão da Defesa Civil que é piloto de helicóptero e já fez testes com drones.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros