Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Independência - Geral - Pioneiro

Programe-se06/09/2017 | 09h00Atualizada em 06/09/2017 | 09h00

Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Independência

Estabelecimentos comerciais podem abrir somente sem funcionários

Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Independência Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O feriado do Dia da Independência do Brasil, comemorado amanhã, altera o funcionamento dos serviços públicos, mercados e lojas em Caxias do Sul. O Sindilojas de Caxias orienta as empresas da categoria para que não utilizem mão de obra de empregados na quinta-feira (7). 

Já os mercados e outros estabelecimentos do gênero alimentício podem abrir normalmente em Caxias, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. A orientação do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) é de que o consumidor consulte seu supermercado para saber se o estabelecimento irá funcionar, pois a abertura fica a critério de cada estabelecimento. Na sexta-feira, não haverá alteração no funcionamento.

O que abre e o que fecha no feriado

SHOPPINGS
:: Martcenter: fechado.
:: Iguatemi: as lojas têm abertura opcional. A praça de alimentação funciona das 11h às 22h. O GNC Cinemas tem programação das 12h30min às 22h. O Carrefour atende das 9h às 21h.
:: Prataviera: apenas o Restaurante Vivacce terá atendimento das 11h às 14h30min. 
:: San Pelegrino: as lojas têm abertura opcional, das 14h às 20h. A praça de alimentação funciona das 10h às 22h. O Cinépolis tem programação do meio-dia às 22h. O Zaffari e a Panvel abrem das 9h às 21h.
:: Triches: fechado.
:: Serra Caxias: fechado.

MERCADOS
:: Big: das 8h às 22h.
:: Zaffari: as unidades da Rua Vinte de Setembro e do Shopping San Pelegrino abrem das 9h às 21h. Os Zaffaris da Rua Sinimbu e do bairro Exposição funcionam das 9h às 20h.
:: Carrefour: das 9h às 21h.
:: Vantajão: horário normal de abertura conforme cada unidade e fechamento às 19h30min.
:: Savi: fechado.
:: Makro Atacado: das 9h às 20h.  
:: Andreazza: horário normal de abertura conforme cada unidade, e fechamento às 19h30min.

SERVIÇOS PÚBLICOS
:: Guarda Municipal: plantão pelo telefone 153.
:: Samae: regime de plantão pelo telefone 115.
Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): a Coleta não realizará serviços nos bairros de Caxias do Sul durante o feriado, porém um caminhão da coleta orgânica mecanizada e outro da seletiva mecanizada farão o recolhimento de resíduos na área central, a partir das primeiras horas da manhã da quinta-feira. Em função do desfile cívico, agendado para 9h, serão retirados os contêineres orgânicos e seletivos das ruas centrais, logo após ter sido feita a coleta de lixo em todas as travessas da rua Vereador Mário Pezzi até a rua Feijó Júnior; e nas ruas os Dezoito do Forte e Vinte de Setembro.
Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): no feriado, plantão da Fiscalização de Trânsito e de semáforos pelo telefone 118 funcionam normalmente. Em função do desfile da Independência, haverá bloqueios a partir das 8h30 na Rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Marechal Floriano e Vereador Mario Pezzi. Haverá também interrupção do trânsito nas ruas Pedro Tomasi e Andrade Neves, no trecho que compreende a Sinimbu e a Santos Dumont, onde ficarão concentradas as escolas e entidades que participarão do desfile. As linhas do transporte coletivo urbano serão desviadas para a rua Bento Gonçalves e a SMTTM orienta que os condutores também utilizem o trecho durante a interrupção da Sinimbu. A previsão é que o trânsito seja liberado às 12h30min.
Também não haverá cobrança das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) na quinta-feira. Todas as tarifas de pós utilização aplicadas na quarta-feira (19) deverão ter a data de regularização ajustada para às 12h de sexta-feira (21).
Agricultura: as Feiras do Agricultor têm seus horários mantidos normalmente no feriado, assim como na sexta e sábado. O Ponto de Safra também ocorre normalmente na sexta-feira. A Feira Ecológica e Feira do Vinho, que ocorre no sábado, na Praça das Feiras, também estão mantidas. Já a CEASA Serra fecha hoje e abre para comercialização amanhã.
Fundação de Assistência Social (FAS)plantão pelo número 98401-5710, conselho tutelar 98404-7308 e 98404-7309.
Alô Caxias: não terá atendimento pelo 156. Serviços de reclamações através do site caxias.rs.gov.br, no link Alô Caxias.
Secretaria da Saúde: expediente normal no Pronto Atendimento 24 horas, CAPS Reviver, Central de Exames, SAMU, Serviço Residencial Terapêutico e Central de Regulação de Leitos. O Hemocs funcionará em regime de plantão para distribuição de sangue aos Hospitais. Unidades Básicas de Saúde fechadas.
Secretaria de Obras e Serviços Públicos: uma equipe de saneamento e infraestrutura viária estará de plantão, pelo telefone 98434-6870, e uma de iluminação pública, pelo telefone 98434-6863.
Farmácias do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam)matriz tem atendimento normal 24 horas. A filial não terá atendimento no feriado.
Secretaria da Cultura: todos os museus, o Arquivo Histórico e a Biblioteca Parque estarão fechados na quinta-feira funcionam normalmente na sexta-feira. O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, onde funcionam as salas de dança da Cia Municipal, a Sala de Cinema Ulysses Geremia e Café Zarabatana, estará aberto para o público no feriado, a partir das 15h. A sala que sediará oficina de dança pela manhã, abre a partir das 10h, apenas para os participantes da oficina. Na Casa da Cultura: o Teatro Pedro Parenti terá o show de Paulinho Mixaria no feriado, às 20h30min; a Biblioteca Pública não abre na quinta e na sexta segue com horário normal; o Café do Arco abre no feriado a partir das 14h30min e na sexta funciona das 9h30min às 20h30min.

O expediente da prefeitura de Caxias volta ao normal na sexta-feira (8).

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros