Com 260 crianças na lista, Farroupilha projeta zerar espera na educação infantil em 2 anos - Geral - Pioneiro

Educação15/09/2017 | 15h11Atualizada em 15/09/2017 | 15h11

Com 260 crianças na lista, Farroupilha projeta zerar espera na educação infantil em 2 anos

Para atingir essa meta, 30 crianças de 0 a 3 anos devem ingressar em escolas privadas até o final deste ano

Com 260 crianças na lista, Farroupilha projeta zerar espera na educação infantil em 2 anos Jessé Giotti/Agencia RBS
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS

 A Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha tem 260 crianças na lista de espera por vagas em creches e projeta que toda a demanda será atendida até o final de 2019. Esse prazo está estipulado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do município com o Poder Judiciário, firmando há cerca de um ano. A inclusão deve ser progressiva: 12% neste ano, 23% no ano que vem e o restante em 2019. As informações são da Gaúcha Serra.

Para atingir essa meta, 30 crianças de 0 a 3 anos devem ingressar em escolas privadas até o final deste ano. O município fez uma licitação para contratar novas vagas na rede privada. A secretária Elaine Giuliato explica que 14 escolas participaram da chamada pública e que a contratação ocorrerá a partir do mês de outubro, conforme a necessidade de atendimento das crianças. Esse processo licitatório tem validade de um ano. As vagas são para turno integral e custarão para a prefeitura R$ 674 mensais.

São 520 já atendidas em escolas da rede privada contratadas pela prefeitura. Outras 260 têm vagas por meio de um convênio com a Fundação Nova Vicenza. Mais 400 frequentam escolas municipais de educação infantil.

Leia também
Caxias do Sul tem projeto de R$ 12 milhões para nova escola do Sesi nos próximos anos
Evasão escolar em Caxias do Sul é maior que no país e no Estado

Duas escolas de educação infantil que seriam construídas com recursos federais seguem com obras paradas há mais de dois anos. A empresa que venceu a licitação para fazer os prédios em diversas cidades do país abandonou as obras. Segundo a secretária, está em negociação a possibilidade do município lançar uma nova licitação para dar sequência ao trabalho. Essas duas escolas representariam 180 novas vagas na educação infantil de Farroupilha.

O município já atende a toda a demanda para crianças de 4 e 5 anos por meio de um convênio do Governo do Estado, que sede salas de aula em escolas. A prefeitura contrata os professores e oferece os materiais necessários. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros