Alvo de polêmica, antiga estátua de Nossa Senhora de Caravaggio será remodelada e instalada no Santuário - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Em Farroupilha28/09/2017 | 16h24Atualizada em 28/09/2017 | 16h25

Alvo de polêmica, antiga estátua de Nossa Senhora de Caravaggio será remodelada e instalada no Santuário

Ela sairá de um estacionamento e irá para os fundos do Santuário

Alvo de polêmica, antiga estátua de Nossa Senhora de Caravaggio será remodelada e instalada no Santuário Leandro ¿?vila / Divulgação /Divulgação
A obra está em fase de elaboração da base que sustentará a imagem Foto: Leandro ¿?vila / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Alvo de polêmica por apresentar traços menos delicados, a antiga imagem de Nossa Senhora de Caravaggio será remodelada e transferida para um jardim nos fundos do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio. Desde que substituída por outra estátua, a obra estava em um terreno situado no início da Avenida Dom José Barea, local que abriga o camelódromo durante a romaria. Quem trabalha há duas semanas na reforma é o artista Gilmar Pocai, um dos responsáveis pela criação da nova estátua que fica no acesso ao Santuário.

Leia mais:
Conheça a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio poderá ser trocada, na RSC-453, em Farroupilha

A obra está em fase de elaboração da base que sustentará a imagem. De acordo com Pocai, a estrutura interna da imagem, composta de isopor, será inteiramente utilizada para delinear as novas formas. A intenção é que a nova obra ganhe expressões faciais mais delicadas e traços mais humanizados e realistas _ assim como a nova estátua exposta na rótula de acesso à Rodovia dos Romeiros, na RSC-453. A imagem terá novas dimensões em termos de tamanho e medidas, de forma que se adeque à área disponível no Recanto do Rosário. O novo espaço que acolherá a imagem é utilizado para contemplação e oração, e apresenta os 20 mistérios do Rosário.

O trabalho de remodelação da imagem será realizado a céu aberto, já junto ao Recanto do Rosário. Foto: Leandro ¿?vila / Divulgação

A ideia inicial é que a disposição da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Joaneta sejam modificadas. Neste projeto, elas serão postas uma ao lado da outra, de frente para o sentido do Santuário. Um olho d'água - que será captada da própria chuva - estará entre as duas.

A intervenção na imagem vai incluir, além de nova pintura, o uso de materiais mais duráveis e não inflamáveis, afim de evitar novos casos de vandalismo, principalmente com fogo, como o caso ocorrido em janeiro do ano passado.

Comunidade poderá acompanhar

O trabalho de remodelação da imagem será realizado a céu aberto, já junto ao Recanto do Rosário. 

O custo da restauração deve ser de R$ 60 mil reais e será custeada com recursos obtidos com a venda do Manual dos Devotos, livro desenvolvido pela equipe do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e que está à venda a R$ 6 na Sala dos Objetos. A exemplo da construção da nova imagem, também serão aceitas contribuições espontâneas.

Não há previsão de data para entrega à comunidade.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros